segunda-feira, 16 de novembro de 2009

domingo, 15 de novembro de 2009

LANÇAMENTO DA VIF: ALÇA DE ESCORA DO SNIPE - OBRIGADA RICARDO E LISI - PELA INSPIRAÇÃO E CONFIANÇA

ALÇA DE ESCORA DA VIF
Tudo sempre começa - quando um velejador - aparece com um novo desafio - nunca se sabe se vai funcionar - mas funcionou...Obrigada pela confiança!


ELES NÃO SÃO FRACOS: BONS DE FESTA - BONS DE VELEJO - SÃO OS VELEJADORES DE HOBIE SE PREPARANDO PARA AMANHÃ

Bons Ventos velejadores de Hobie 14 e 16!!!
Muita concentração dos velejadores - daqui a pouco regata treino que abre o evento...

Cristian do Planeta Água, se deixar ele embarca... na foto com Mr. Dubeux

Luís Gonzaga e sua proeira Laura do Espírito Santo - novos amigos na água! Bons Ventos!!

Funcionários do clube em ação - é trampo!!!!


Hora do choro - pesar os barcos - sempre deixa o povo nervoso...não tem perdão - não pode passar do peso


Velas içadas - últimos retoques - e amanhã começa o brasileiro de Hobie 14 e 16

VELEIROS EM JURERÊ: CENTRO DE EXCELÊNCIA DA VELA: É CLINICA DE SNIPE! É BRASILEIRO DE HOBIE! É AMIGO DE TODO CANTO...EITA COISA BOA!!!!!!


Clinica de Snipe com o Campeão Alexandre Paradeda - hora de regular os barcos - é a preparação para o brasileiro da Classe em janeiro - a raia? Jurerê

Comandante Alexandre Back e Jaqueline Back dupla vencedora em qualquer classe

Hora de trocar idéias, segredos jamais!!! hehehehe Lisiane e Ricardo outra dupla de sucesso - ele do Laser - ela da Corrida de Aventura - agora é SNIPE na cabeça!!!!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CONTAGEM REGRESSIVA - ELES ESTÃO CHEGANDO...DE TODO BRASIL - FESTA DOS HOBIE 14 E 16!!!! QUE VENHA O VENTO COM AS TRIPULAÇÕES!!!!


Perto de 50 velejadores são esperados em Florianópolis para a o Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat, o Brascat 2009, que será disputado a partir de segunda-feira, 16 de novembro, na raia de Jurerê. Será a 37ª edição do evento para a Classe Hobie Cat 14 e a 33ª para a Hobie Cat 16. Os trabalhos de medição dos barcos, a partir de sábado, e a regata de abertura do domingo já deixarão a sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), organizador da competição, bastante movimentada no próximo fim de semana.

A regata de abertura não conta pontos: “Será um excelente treino, principalmente para os que ainda não conhecem a raia”, avalia o velejador Marcel D’Almeida, que participa da organização. Ele calcula que atletas de oito estados devem participar da disputa. Catarinenses, gaúchos, paranaenses, paulistas, cariocas, baianos, pernambucanos e cearenses vão competir nas categorias Geral, Máster, Grand Master, Júnior e Estreante.

Estão programadas oito regatas para a classe Hobie Cat 14 e dez para a Hobie Cat 16, com um máximo de três regatas por dia, a primeira prevista para começar às 13 horas na segunda feira e ao meio-dia nos outros dias. As inscrições estão abertas até as 11h do dia 16, sendo R$ 150 para barcos da Hobie Cat 14 e R$ 300 para os da Hobie Cat 16. Mais informações na Secretaria de Eventos do ICSC, fone (48) 3225 7799, Ramais 213 e 228.

Confira a programação:

- 14/11 (sábado): inscrições e medições das 9h às 17h
- 15/11 (domingo): inscrições e medições das 9h às 17h + Regata de Abertura
- 16/11 (segunda-feira): Regata Ney Pacheco às 13h + duas regatas de Hobie Cat 14
- 16/11 (segunda-feira): Regata Mario Dubeux às 13h + duas regatas de Hobie Cat 16
- 17 a 20/11 (terça a sexta-feira): Três regatas por dia a partir das 12h para cada classe

FONTE: ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE

PARA FINALIZAR A SÉRIE: HERÓIS DO INVERNO NA LAGOA...IMAGENS DA LAGOA GELADA

Agora, para finalizar, nossa homenagem: o Fernando Brandes, orçando na foto. Se tem nordeste e vento, ele marca presença! Sem vento, quem faz a festa é a galera do remo.
Aos alunos heróis do inverno, nossa alegria em poder ter a companhia de vocês!!!
Aos clientes e amigos já estamos atrasados...estavámos procuramos a primavera na chuva e encontramos de novo o sol...."Vamo que vamo"!!! daqui a pouco - chega ele: o verão!!!!! heheheh

Nordestinho maneiro, quem resolve encarar - mesmo no inverno - fica sabendo que é demais de bom...
Vento forte é virada na certa - até para os mais experientes - é o Emanuel - surfista e agora velejador!!!
é preciso ter força e muita vontade para encarar o nordestinho, que no inverno chega manhoso - cheio de rajadas - e geladasso na Lagoa....uma companhia, mesmo que distante é fundamental...

Eitaa os 100 anos do Inter são quase uma tragédia emocional - mas a gente não desiste é paixão, é coração vermelho!!!!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

BRASILEIRO DE HOBIE CAT 14&16 - REÚNE EM JURERÊ A GALERA MAIS "TOP FESTA "! VELEJADORES RADICAIS E MAIS BEM-HUMORADOS DA VELA BRASILEIRA

A dupla Mario e Victor Dubeux - família de tradição e garra nas águas de Floripa

XXXIII CAMPEONATO BRASILEIRO DA CLASSE HOBIE CAT 16
XXXVII CAMPEONATO BRASILEIRO DA CLASSE HOBIE CAT 14
14 a 20 de novembro de 2009
Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha
Florianópolis – SC
AVISO DE REGATA
1 REGRAS
1.1 O evento será regida pelas regras, tais como enumeradas nas definições das Regras de
Regata a Vela.
1.2 As regras de regata SINAL RECON e 66 são alteradas quanto aos prazos para sinalizar em
terra e reabertura, respectivamente. As alterações serão descritas em detalhes nas Instruções de
Regata.
2 ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÕES
2.1 A Regata será aberta a todos os velejadores da classe Hobie Cat em dia com as anuidades
da ABCHC 2009.
2.2 Os velejadores elegíveis deverão se inscrever na Secretaria do Evento até às 11h do dia 16
de novembro de 2009 preenchendo o formulário de inscrição acompanhado do pagamento da
taxa R$ 150,00 (cento e cinqüenta – HC 14) e R$ 300,00 (duzentos e quarenta reais - HC 16), por
embarcação..
2.3 Inscrições antecipadas poderão ser realizadas até 45 dias antes do início do campeonato
(01/10/2009) por e-mail (eventosnauticos@icsc.com.br) ou fax (48) 3225 7799 enviando-se o
formulário de inscrição anexo devidamente preenchido e assinado, acompanhado de recibo de
depósito no valor de R$ 100,00 (cem reais - HC 14) e R$ 200,00 duzentos reais (HC 16). Dados
Bancários: Caixa Econômica Federal, Agência 408: Conta corrente: 4662-3, operação 003, em
nome do Iate Clube de Santa Catarina – CNPJ: 82.510.504/0001-16
3 PROGRAMA
3.1 Inscrições e Medição: Sábado, 14/11/09, das 09h às 17h.
Domingo, 15/11/09, das 09h às 17h.
3.2 Dias de Regata:
Dia Hobie Cat 14 Hobie Cat 16
16/11/09, segunda Regata Ney Pacheco e Regatas Regata Mario Dubeux e Regatas
17/11/09, terça Regatas Regatas
18/11/09, quarta Regatas Regatas
19/11/09, quinta Regatas
20/11/09, sexta Regatas
3.3 Para a classe Hobie Cat 14 estão programadas oito regatas e para a classe Hobie Cat 16
dez regatas, podendo ser realizadas no máximo três por dia.
3.4 O horário programado para o sinal de atenção da primeira regata de cada dia será às 12h,
exceto no dia 16/11/08, segunda feira, quando será as 13h.
3.5 Não serão das partidas para o Hobie Cat 14 após as 16.30h de 18/11/09 quarta feira, sendo
que para o Hobie Cat 16 não serão dadas partidas após as 16.30h de 20/11/09, sexta feira..
4 INSTRUÇÕES DE REGATA
4.1 Estarão à disposição dos competidores na secretaria do campeonato e serão entregues no
momento da confirmação de inscrição.
5 LOCAL DAS REGATAS
5.1 O evento será realizado na sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da
Ilha, com as regatas realizadas na Baia de Jurerê.
6 PERCURSOS
6.1 Serão utilizados os percursos oficiais da classe, que serão descritos nas Instruções de
Regata.
8. SISTEMA DE PUNIÇÕES
8.1 Para ambas as classes a regra 44.1 é modificada substituindo-se as duas voltas de 360º por
apenas uma volta de 360º
8 PONTUAÇÃO
8.1 É requerido que 3 (três) regatas sejam completadas no Hobie Cat 14 para que se constitua
a série, sendo necessárias 4 (quatro) no Hobie Cat 16 para validar o evento, que terá os seguintes
descartes:
Regatas Hobie Cat 14 Hobie Cat 16
Até 4 Sem descarte Sem descarte
De 5 a 7 Um descarte Um descarte
8 ou mais regatas Dois descartes Dois descartes
8 LOCAL DE PERMANÊNCIA
8.1 Durante todo o evento os barcos devem permanecer guardados na sede oceânica do ICSC,
em locais a eles designados.
9 PREMIAÇÃO
9.1 Serão premiados:
Hobie Cat 14 Hobie Cat 16
1º ao 5º Geral 1º ao 5º Geral
1º Júnior 1º Júnior
1º Estreante 1º Estreante
1º a 2 º Master 1º ao 3º Master
1º Grand Master
10. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
10.1 Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere-se a regra 04, decisão
de competir. A Autoridade Organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos
materiais, físicos ou morte relacionados diretamente com a série de regatas e seus antecedentes,
durante ou depois de completado o evento.
MAIS INFORMAÇÕES
A) Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha
Secretaria de Eventos Náuticos: (048) 3225 7799 – Robson, Ana ou Nelson
(Horário de atendimento: 14h às 20h de segunda-feira a sexta-feira)
Sede Oceânica de Jurerê,
Rodovia Tertuliano Brito Xavier, 3052.
CAMPEONATO BRASILEIRO DA CLASSE HOBIE CAT 14 E 16
FICHA DE PEDIDO DE INSCRIÇÃO
NOME: _______________________________________________________________________
CLUBE: _______________________________________________________________________
CIDADE: ___________________________________ ESTADO: ___________________________
EMAIL: ___________________________________________ DATA NASCIMENTO ___________
NUMERAL:____________________
CATEGORIA:
( ) HC 14 ( ) HC 16
( ) Geral ( ) Júnior ( ) Estreante ( ) Master ( ) Gran Master
PROEIRO (HC 16 apenas)
NOME_________________________________________________________________________
ENDEREÇO: ___________________________________________________________________
BAIRRO: ___________________________________________ CEP: _____________________
TELEFONE: ( ____) _________________________ DATA NASCIMENTO__________________
NOME DO RESPONSÁVEL(se houver):______________________________________________
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL:_________________________________________________
Aceito cumprir obediência às Regras de Regata a Vela e todas as demais regras que governam
este evento, isentando de responsabilidade os organizadores por qualquer episodio que ocorra
antes, durante e após a competições.
ASSINATURA DO VELEJADOR: ___________________________________________________
DATA: ____/____/______

terça-feira, 3 de novembro de 2009

PARABÉNS JOÃO HACKEROTT!!! STEFANO MAZZAFERRO!!! MARIA HACKEROTT!!! LUCA MAZZAFFERO E TINA BOABAID - CAMPEÕES SUL-BRASILEIRO DE LASER 2009

4.7
1 SC 186049 Luca Mazzaferro ICPB

2 RS 57783 Alan Benkler Willy VDS
3 SC 179001 Maria Cristina Knudsen Boabaid ICSC
4 RS 12401 Lucas Chilatz Mazim CDJ
5 SP 179008 Lucas da Costa Castellari YCSA
6 RS 162771 Martin Mazeron Rump VDS
7 SP 185098 André de Souza Lima YCSA
8 SC 176621 André Servaes ICSC-VI
9 SP 171252 Marina Sbrighi Pellicciotta
10 SC 47037 Amanda de Liz Arcari ICSC-VI
11 RS 194980 Lorenzo Rodrigues de Freitas Medeiros VDS
12 SP 168876 Alexander Seymour Burt São Thiago SPYC
13 RS 127965 Valéria Rodrigues de Freitas Fabiano VDS
14 RS 16 Conceição Duarte Bortolaso VDS 1 Pré-Master
15 RS 43085 Gabriela Rukat Maia VDS

RADIAL

1 SP 187438 Stefano Mazzaferro YCSA
2 RS 7 Geison Mendes Dzioubanov VDS
3 RS 194488 André Passow VDS
4 RS 179009 Henrique Silva Dias VDS
5 RS 175368 Philipp Andreas Grochtmann VDS
6 SP 159694 Maurizio Mazzaferro YCSA
7 SP 6258 Maria Altimira Hackerott YCP
8 SP 189531 Janis Christoph René Von Fritsch YCSA
9 SP 46007 Fernando Ricardo Hackerott YCP
10 RJ 191397 Mônica Giada Matschinske CNC
11 RS 160668 Augusto Abelin Moreira VDS
12 RS 160638 Ana Luiza Busato Barbachan VDS
13 RS 171246 Ana Luisa Lagemann Mergel CDJ
14 SC 32719 Nicolas Henrique Carabelli ICSC
15 RS 195332 Anelize Pantaleão Puccini Caminha VDS
16 RS 180881 Rodrigo Quevedo VDS
17 RS 124014 Rodolfo Binz Streibel VDS
18 RS 79000 Marcelo Coll Oliveira CDJ
19 RS 160670 Luiz Fernando Zimmer SAVA
20 PR 164869 José Carlos Reis S/C
21 RS 69913 Renan Abraham Antunes de Oliveira VDS
22 RS 164863 Ademir de Souza Pires SAVA
23 RS 124864 Marco Aurélio Antunes VDS


STANDARD
1 SP 62585 João Augusto Hackerott YCP
2 RS 170481 André Delanhesi Streppel VDS
3 RS 158151 Adrion José Burgos Santos VDS
4 SC 175368 Guilherme Cybis Pereira ICSC-
5 RS 160846 Gustavo Zipperer VDS 2
6 RS 157468 Roberto Luiz Bortolaso VDS
7 RS 179000 Luiz Eduardo Fernandes Sokolnik RGYC
8 SP 159502 Lucas de Carvalho Silveira Bueno YCP
9 RS 129671 Konstantin Vasiluk Knebel VSG
10 RS 127988 Roberto Zaffari Irigaray VDS
11 RS 32719 André Krieger Busato CDJ
12 RS 17 Alexis Vasiluk Knebel VSG
13 SP 188878 Victor São Thiago SPYC
14 RS 160676 Ivandel Xavier Lourenço SAVA

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

DETALHE DA ESTAMPA CAMISA FEMININA DA VIF - VERÃO 2010

www.planetavif.com.br

O RETORNO DE JEDI - BIZU BRIGA PELO TÍTULO EM PORTO ALEGRE - MAIS DUAS REGATAS E BONS VENTOS E TERMINA UMA FESTA EM QUE NÃO FALTA VENTO...NEM SOL...

Tina Boabaid mostrando que é de palavra - vai levando o feminino e um segundo na Geral. É a 4.7 na raia! Luca para não deixar dúvidas, ganha todas até agora!!!!


4.7
1 SC 186049 Luca Mazzaferro
2 SC 179001 Maria Cristina Knudsen Boabaid
3 RS 57783 Alan Benkler Willy
4 RS 12401 Lucas Chilatz Mazim
5 SP 179008 Lucas da Costa Castellari
6 SC 176621 André Servaes
7 RS 162771 Martin Mazeron Rump
8 SP 185098 André de Souza Lima
9 RS 194980 Lorenzo Rodrigues de Freitas Medeiros
10 SC 47037 Amanda de Liz Arcari
11 SP 168876 Alexander Seymour Burt São Thiago
12 SP 171252 Marina Sbrighi Pellicciotta
13 RS 16 Conceição Duarte Bortolaso
14 RS 127965 Valéria Rodrigues de Freitas Fabiano
15 RS 43085 Gabriela Rukat Maia

RADIAL

1 SP 187438 Stefano Mazzaferro
2 RS 7 Geison Mendes Dzioubanov
3 RS 194488 André Passow
4 RS 179009 Henrique Silva Dias
5 RS 175368 Philipp Andreas Grochtmann
6 SP 159694 Maurizio Mazzaferro
7 SP 46007 Fernando Ricardo Hackerott
8 RS 160668 Augusto Abelin Moreira
9 SP 189531 Janis Christoph René Von Fritsch
10 RJ 191397 Mônica Giada Matschinske
11 RS 160638 Ana Luiza Busato Barbachan
12 SC 32719 Nicolas Henrique Carabelli
13 SP 6258 Maria Altimira Hackerott
14 RS 124014 Rodolfo Binz Streibel
15 RS 195332 Anelize Pantaleão Puccini Caminha
16 RS 129464 Átila Pellin de Lima
17 RS 180881 Rodrigo Quevedo
18 RS 171246 Ana Luisa Lagemann Mergel
19 RS 79000 Marcelo Coll Oliveira
20 RS 160670 Luiz Fernando Zimmer
21 RS 69913 Renan Abraham Antunes de Oliveira
22 PR 164869 José Carlos Reis
23 RS 124864 Marco Aurélio Antunes
24 RS 164863 Ademir de Souza Pires

STANDARD

1 SP 62585 João Augusto Hackerott
2 RS 170481 André Delanhesi Streppel
3 RS 158151 Adrion José Burgos Santos
4 SC 175368 Guilherme Cybis Pereira
5 RS 157468 Roberto Luiz Bortolaso
6 RS 160846 Gustavo Zipperer
7 RS 179000 Luiz Eduardo Fernandes Sokolnik
8 SP 159502 Lucas de Carvalho Silveira Bueno
9 RS 129671 Konstantin Vasiluk Knebel
10 RS 127988 Roberto Zaffari Irigaray
11 RS 32719 André Krieger Busato
12 RS 17 Alexis Vasiluk Knebel
13 SP 188878 Victor São Thiago
14 RS 160676 Ivandel Xavier Lourenço

domingo, 1 de novembro de 2009

NORDESTÃO É FESTA!!! DEPOIS DE MAIS DE UM ANO - FINALMENTE ELE DEU AS CARAS

Ricardo andava fora da água - a tanto tempo - quanto o vento que andava escaso!
Lígia também apareceu...presença feminina mandando ver...

SUL-BRASILEIRO EM PORTO ALEGRE - PAPAI BIZU NA RAIA !!!!!

Luca mandando ver!!!
4.7

1 SC 186049 Luca Mazzaferro
2 SC 179001 Maria Cristina Knudsen Boabaid
3 RS 57783 Alan Benkler Willy
4 RS 12401 Lucas Chilatz Mazim
5 SC 176621 André Servaes
6 RS 162771 Martin Mazeron Rump
7 SP 185098 André de Souza Lima
8 RS 194980 Lorenzo Rodrigues de Freitas Medeiros
9 SP 179008 Lucas da Costa Castellari
10 SC 47037 Amanda de Liz Arcari
11 SP 171252 Marina Sbrighi Pellicciotta
12 SP 168876 Alexander Seymour Burt São Thiago
13 RS 127965 Valéria Rodrigues de Freitas Fabiano
14 RS 16 Conceição Duarte Bortolaso

STANDARD
1 SP 62585 João Augusto Hackerott
2 RS 158151 Adrion José Burgos Santos
3 SC 175368 Guilherme Cybis Pereira
4 RS 164864 Roberto Luiz Bortolaso
5 RS 160846 Gustavo Zipperer
6 RS 170481 André Delanhesi Streppel
7 RS 179000 Luiz Eduardo Fernandes Sokolnik
8 SP 159502 Lucas de Carvalho Silveira Bueno
9 RS 129671 Konstantin Vasiluk Knebel
10 RS 127988 Roberto Zaffari Irigaray
11 RS 32719 André Krieger Busato
12 RS 17 Alexis Vasiluk Knebel
13 SP 188878 Victor São Thiago
14 RS 160676 Ivandel Xavier Lourenço
14 RS 127963 Lucas Rocha Ostergren

RADIAL
1 SP 187438 Stefano Mazzaferro
2 RS 7 Geison Mendes Dzioubanov
3 RS 179009 Henrique Silva Dias
4 RS 194488 André Passow
5 RS 175368 Philipp Andreas Grochtmann
6 SP 46007 Fernando Ricardo Hackerott
7 SP 159694 Maurizio Mazzaferro
8 SC 32719 Nicolas Henrique Carabelli
9 SP 189531 Janis Christoph René Von Fritsch
10 RS 160668 Augusto Abelin Moreira
11 RJ 191397 Mônica Giada Matschinske
12 RS 124014 Rodolfo Binz Streibel
13 SP 6258 Maria Altimira Hackerott
14 RS 171246 Ana Luisa Lagemann Mergel
15 RS 129464 Átila Pellin de Lima
16 RS 180881 Rodrigo Quevedo
17 RS 160670 Luiz Fernando Zimmer
18 RS 195332 Anelize Pantaleão Puccini Caminha
19 RS 160638 Ana Luiza Busato Barbachan
20 RS 79000 Marcelo Coll Oliveira
21 PR 164869 José Carlos Reis
22 RS 69913 Renan Abraham Antunes de Oliveira
23 RS 164863 Ademir de Souza Pires
24 SP 86979 Felipe da Costa Castellari
24 RS 124918 Marcello Guedes Pinto
24 RS 124864 Marco Aurélio Antunes

FONTE:ABCL/IMAGENS: LEO SANTOS

sábado, 31 de outubro de 2009

GALERINHA 2016 DE SANTA CATARINA NO SUL-BRASILEIRO DE LASER QUE COMEÇA HOJE EM PORTO - MANDEM NOTÍCIAS...

GALERINHA 2016 TREINANDO O POPA EM PORTO...


Santa Catarina participa do Campeonato Sul-brasileiro de Laser com seis velejadores, de amanhã (sábado) até segunda-feira (2 de novembro) em Porto Alegre. Guilherme Pereira corre na Radial, e a 4.7 conta com Nicolas Carabelli, André Servaes, Amanda Arcari e Maria Cristina Boabaid, todos do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC).

Tina participa da disputa em águas gaúchas entusiasmada com o excelente desempenho na Semana de Vela de Buenos Aires, onde venceu na categoria Feminino e terminou em terceiro no geral da 4.7: "Estou bastante disposta e espero ficar de novo entre os três primeiros colocados", deseja.

Luca Mazzaferro, do Iate Clube de Porto Belo, também é presença garantida na 4.7. Ele e os velejadores do ICSC nessa classe serão acompanhados de perto pelo treinador Leonardo Santos nessa competição que tem quase 60 velejadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
FONTE: ICSC/JENI ANDRADE - IMAGENS: LEO SANTOS

terça-feira, 27 de outubro de 2009

COM UMA ESCALAÇÃO DE PESO - ZEUS NÃO DEU A MINIMA PARA O CONTRAVENTO - APROVEITOU O POPA E LEVANTOU O TROFÉU DA SANTOS-RIO

Felipe Linhares, Guilherme Rupp, Roberto Salles, Ildefonso Witoslawski Júnior, Alexandre Back, Eduardo Metz, Marcus Jardim e o Comandante Vandresen

O veleiro Zeus, único representante catarinense na 59ª Regata Santos-Rio, venceu nas classes ORC Internacional 600 e First 40.7 esta que é a mais importante competição de percurso da vela de oceano brasileira. Depois de partir na tarde da última sexta-feira das proximidades da Praia do Gonzaga, o barco com bandeira do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, de Florianópolis, cruzou a linha de chegada na frente dos concorrentes às 6h45 deste domingo.

“Foi uma regata muito dura, em contravento praticamente o tempo todo, com exceção da madrugada de sexta-feira para sábado, quando pegamos um vento favorável e conseguimos aproveitar ao máximo, minuto a minuto”, comemora o comandante Inácio Vandresen. O velejador catarinense voltará do Rio de Janeiro como tricampeão da Santos-Rio. Em 1999 e 2000 ele venceu a competição comandando o Scirocco.
As alterações feitas no barco para diminuir o peso e torná-lo mais competitivo foram fundamentais para o excelente desempenho do Zeus, além dos competentes tripulantes. Os velejadores Felipe Linhares (o Fipa), Guilherme Rupp, Roberto Salles (o Bichinho) e Ildefonso Witoslawski Júnior já haviam contribuído para a vitória do Zeus na Regata Olivos-Florianópolis de fevereiro deste ano. Alexandre Back, Eduardo Metz e Marcus Jardim completaram a equipe vitoriosa deste fim de semana.

Zeus ficou à frente de três Beneteaus com tripulações cariocas. Bijupirá e Marlim, ambos da Marinha do Brasil, chegaram em segundo e terceiro lugares. O Ventaneiro, de Renato Cunha, vencedor da última Semana de Vela de Ilhabela nas duas classes, terminou na quarta colocação.

O primeiro dos 30 barcos participantes a cruzar a linha de chegada nessa regata de 200 milhas (360 quilômetros) foi o Sorsa, que no tempo corrigido da ORC Internacional 500 perdeu para o Loyal Red Nose, com o catarinense André Fonseca, o Bochecha, na função de tático. Agora, a expectativa de todos fica em torno do 40º Circuito Rio, que acontece da próxima sexta-feira até domingo na Baía de Guanabara: “Como a vitória de hoje conta pontos, largaremos com vantagem”, anima-se ainda mais o campeão Vandresen.

JORNALISTA JENI ANDRADE

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

LARGADA ÀS 12H15M - ZEUS NO MAR!!! É A TRADICIONAL REGATA SANTOS-RIO - BONS VENTOS!!!!

A expectativa é grande, em Floripa neca de vento...

Santa Catarina estará representada na tradicional Regata Santos-Rio com o veleiro Zeus. A largada será às 12h15 de amanhã (sexta-feira), nas proximidades da Praia do Gonzaga em direção à entrada da Baía de Guanabara. A previsão é que o Beneteau 40.7 comandado por Inácio Vandresen complete as 200 milhas (360 quilômetros) entre o litoral paulista e o carioca em 48 horas.
"Fizemos algumas mudanças para diminuir o peso e tornar o barco mais competitivo", conta Vandresen, vencedor da Santos-Rio em 1999 e 2000 quando ainda comandava o Scirocco. Outros sete velejadores estão com Vandresen na tentativa de trazer mais um título para a vela de oceano catarinense. Quatro deles ajudaram o Zeus a tornar-se campeão da Regata Olivos-Florianópolis em fevereiro: Felipe Linhares (o Fipa), Guilherme Rupp, Roberto Salles (o Bichinho) e Ildefonso Witoslawski Júnior.
Alexandre Back, Eduardo Metz e Marcus Jardim completam o time, que permanece no Rio de Janeiro para conduzir o Zeus no 40º Circuito Rio. O desafio que o barco do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC) terá logo após a Santos-Rio será disputado entre 30 de outubro e 1º de novembro na Baía de Guanabara.
 
 
FONTE: ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

IMAGEM DO DIA: LAGOA COM JEITO DE PRIMAVERA - ATRAI OS AMIGOS

Leo e Helen curtiram um velejo maneiro na Lagoa cheia de sol.
Finalmente a Lagoa com jeito de primavera !

terça-feira, 20 de outubro de 2009

DE OLHO EM 2016 - TINA BOABAID - LARGA NA FRENTE!!! DETERMINAÇÃO NÃO ESTÁ FALTANDO...SÃO AS MENINAS NO LEME!! NOSSSSA ESTAMOS NA MAIOR TORCIDA!!

Tina Boabaid - sem medo de ser feliz!!!
Parabéns meninas!!!
A catarinense Maria Cristina Boabaid venceu a 14ª Semana de Vela de Buenos Aires na categoria Feminino da Laser 4.7. No geral da classe, a velejadora do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), de Florianópolis, terminou em terceiro lugar entre 25 competidores, ficando atrás do campeão Esteban Echeverria Jaramillo e do vice Antonio Rojas. "Como os cinco primeiros colocados foram premiados, fiquei entre quatro colombianos", conta, lembrando dos aplausos de domingo (18 de outubro) – último dia do evento – para a única brasileira na disputa.
Os dois primeiros colocados colombianos somaram 20 pontos. Depois de batalhar muito para fechar três primeiros lugares, um segundo, dois terceiros, dois quartos e dois sextos, Tina Boabaid sustentou com folga a terceira posição, ficando com 31 pontos contra 55 do quarto colocado, Jacobo Porto. "A vitória na última regata foi a mais emocionante, porque eu estava em sexto lugar, me esforcei muito para vencer a forte correnteza e consegui fechar a competição com chave de ouro".
Hoje (terça-feira), a velejadora já treina forte na raia de Jurerê para a 6ª etapa da Copa Veleiros de Monotipos, que acontece no próximo fim de semana, organizada pelo ICSC. Dia 28 ela segue para o Sul-brasileiro de Laser, em Porto Alegre. Sua agenda de competições está fechada até final de 2010 e a maratona deve ser intensa até 2016, já que a atleta de 14 anos de idade, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, pretende disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro: "Sei que tenho muito trabalho pela frente, mas estou bastante confiante, já que comecei minha preparação com o pé direito, com esse excelente resultado na Argentina".

OPTIMIST TAMBÉM MARCA PRESENÇA E BRASILEIROS VENCEM NO MASCULINO E FEMININO


CLAUDIA MAZZAFFERO REPETE O RESULTADO DE TINA BOABAID E VENCE FICANDO EM TERCEIRO NA GERAL NA CLASSE OPTMIST-


A 14ª edição da Semana de Vela de Buenos Aires, considerada a mais importante competição de monotipo da América do Sul, reuniu 1.047 velejadores de 13 países disputando 19 classes. Os primeiros colocados na Optimist também são brasileiros. O paulista Gabriel Elstrodt venceu Mario Mazzaferro, do Iate Clube de Porto Belo, também de Santa Catarina, e a prima de Mario, a paulista Claudia Mazzaferro, terminou em terceiro.
 
FONTE: ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE - FOTO:
Crédito: Matias Capizzano

domingo, 18 de outubro de 2009

ZIRIGUIDUM - ZIRIGUIDUM GALERA!!! MANDEM NOTÍCIAS!!!

Equipe Ziriguidum da Tractebel - movimentou o inverno - verdadeiros heróis - chuva, frio e neblina...mas que disposição!!!
Anderson da Sulbrasilis - no comando da equipe - dando as intruções...
novidade para alguns - estes caiaques - não são brinquedo não....

olhando de fora - e com uma ajudinha...até que dá...
as viradas - são comuns...e nas águas geladas - não deve ter sido fácil!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

DE OLHO NA ÁGUA: MENINAS NO LEME - TINA BOABAID MANDADO VER EM BUENOS AIRES - NO OPTIMIST MARIO MAZZAFFERO CAÇA A VELA E TÁ LEVANDO O TÍTULO

Ela não é fraca, não!!!...em Búzios o Mundial velejou como gente grande - será??? Estamos na maior torcida...

A Semana de Vela de Buenos Aires é considerada a mais importante competição de monotipo da América do Sul. Esta 14ª edição reúne 1.047 velejadores de 13 países disputando 19 classes.

Com oito regatas realizadas e um descarte, a catarinense Maria Cristina Boabaid, de 14 anos de idade, sustenta a terceira posição entre os 25 velejadores que disputam a 14ª Semana de Vela de Buenos Aires na classe Laser 4.7. Única brasileira na disputa, Tina soma 21 pontos com uma boa diferença em relação ao quarto colocado, o argentino Nicolas Archetti, que está com 42 pontos.
A diferença da velejadora do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha em relação aos dois primeiros colocados, ambos colombianos, é pequena: Esteban Echeverria Jaramillo tem 13 pontos e Antonio Rojas, 16. Nas sete regatas válidas, Tina Boabaid fez dois primeiros lugares, um segundo, dois terceiros, um quinto e um sexto. A competição recomeça amanhã (sábado) e termina no domingo (dia 18), com mais seis regatas.

Na Optimist, os primeiros colocados também são brasileiros. Mario Mazzaferro, do Iate Clube de Porto Belo (também de Santa Catarina), está em primeiro, seguido por Gabriel Elstrodt e pela prima Claudia Mazzaferro, ambos de São Paulo.


FONTE: ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE

GALERA DO WINDSURF NÃO QUER NEM SABER DE TEMPO RUIM...TEM CAMPEONATO ROLANDO EM TDO QUE É LADO...BONS VENTOS!!!




Aviso de Regata
2ª Etapa do Ranking Estadual 2009
da ACW de WAVE
Praia de Ibiraquera/Imbituba /Santa Catarina /Brasil


INFORMAÇÕES GERAIS

Data : 24 e 25 de Outubro de 2009
Local: Kauli Seadi Wind Club
Sede: Kauli Seadi Wind Club

Organização: ACW – ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE WINDSURF

Supervisão: FEVESC – Federação de Vela de Santa Catarina e ACW -Associação Catarinense de Windsurf

INSTRUÇÕES GERAIS

1 - REGRAS
1.1 - As baterias serão disputadas sob as regras da PWA, as determinações CBVM, o aviso de regata e estas instruções.
1.3 - A organizção poderá adotar modificações às regras com a finalidade de garantir a qualidade e segurança do evento.

2 – HABILITAÇÃO
2.1 - Os velejadores deverão estar filiados à ACW 2009, podendo regularizarem-se no ato da inscrição.
2.2 - O atleta que se filiar a ACW receberá um Kit contendo: 1 camiseta da ACW; 1 adesivo; 1 carteirinha.
Valor da Filiação: R$ 50,00 reais.

3 – NUMERAL
3.1 – Não será obrigatório o uso de numeral nas velas.

4 – CATEGORIAS / CLASSE / MODALIDADE
4.1 – Categorias:Open, Feminino, Master , Gran máster e Junior
4.2 - O evento abrangerá competições na classe funboard modalidade (Wave)


5 - ÁREA DE COMPETIÇÃO
5.1 - As baterias serão disputadas no local identificado por bandeiras fixadas na praia.


6 - INSCRIÇÕES
6.1 - Não haverá limite no número máximo de inscrições.
6.2 - O valor da inscrição no local do campeonato será de R$ 30,00
6.3 - As inscrições estarão encerradas na largada da primeira bateria.

7 - PREMIAÇÃO
7.1 - Serão oferecidos medalhas aos melhores colocados de todas as categorias.

8 - VENTO - CONDIÇÕES MÍNIMAS
8.1 - Wave - A intensidade do vento não deverá situar-se abaixo de 08 nós na área de competição.

9 - EQUIPAMENTO
9.1 - Funboard (Wave) - Não há especificação quanto ao tipo de equipamento.

10 - AVISO AOS COMPETIDORES
10.1 - Avisos aos competidores serão afixados no quadro oficial de avisos localizado no local do evento.
10.2 - Avisos de mudança no programa poderão ser feitos a qualquer momento pelo sistema de som local.
10.3 - É dever de todo velejador observar as informações contidas no quadro de avisos.

11 - ALTERAÇÃO DAS INSTRUÇÕES DE REGATA
11.1 - Qualquer alteração das instruções de regata será afixada até às 9:00 horas do dia em que estarão em vigor, exceto alterações no programa de baterias, que poderá ser alterado a qualquer momento pelo Head Judge.

12 - SINAIS EM TERRA
12.1 - Serão expostos em mastro localizado à frente do Palanque.


13 - RESPONSABILIDADE
13.1 - A comissão organizadora, as entidades envolvidas e o patrocinador não se responsabilizarão por prejuízos materiais ou pessoais dos participantes ou de terceiros. A decisão de partir ou continuar na competição será de exclusiva responsabilidade de cada velejador.


INSTRUÇÕES EXTRAS PARA PERFORMANCE NAS ONDAS
1- Validade
1.1 - Está prevista realização de 4 (quatro) double elimination completa para o wave. O campeonato será válido com a realização de apenas 1 série de chaves dentro da single.

2- Interferência na onda
Será computada uma onda com nota zero.
Nota 1: Será entendido como interferência o ato do velejador a sotavento sem a preferência da onda impedir o desempenho do seu adversário.

3 – Sistema de Avaliação
3.1 No Wave as baterias poderão ser de 4 velejadores com 2 vencedores, ou 2 velejadores com 1 vencedor. A duração de cada bateria será definida pelo Head Judge, tendo como parâmetro, 8 minutos de duração em condições normais, sendo que a semifinal e a final poderão ter de 10 a 12 minutos cada.
3.2 - A classificação final é determinada pelo sistema de chaves Double Elimination, cada bateria é disputada e avaliada por tres juizes, vence aquele que for apontado como vitorioso por dois ou mais juizes. Será adotado o critério de desempate da PWA. Vence o velejador com a maior nota em onda.

4 – Sinalização de baterias ( BANDEIRAS )

Amarela hasteada - Atenção 2 min para o inicio da bateria
Desce a amarela após um minuto

Verde hasteada - inicio de bateria
Desce a verde faltando 1 minuto para o termino da bateria

Bandeira amarela hasteada – término de bateria, dois minutos para o inicio da próxima bateria.

Bandeira Preta - Anulação da bateria ....3 sinais sonoros
Quando anulada uma bateria será utilizada a bandeira recon.
O reinicio do procedimento será com a bandeira amarela

5 – Critérios de julgamento e avaliação.
5.1 - Conforme as condições de (vento e onda). O head judge determina quantos pulos e quantas ondas valem, e o peso para cada apreciação ( será fixado no quadro de avisos )
5.2 -Quantidade e Pesos mais comuns - Wave
Onda - normalmente valem as 3 melhores ondas e o peso é 3
Pulo - normalmente valem os 3 melhores pulos e o peso é 2
Impressões gerais - ( transições, consistência, coragem, estilo) - normalmente utiliza-se peso 1.

Boa sorte a todos,

Cláudio Ciampolini
Presidente
ACW
Associação Catarinense de Windsurf
www.acw.esp.br




quinta-feira, 15 de outubro de 2009

MEMÓRIA: BRUNO DI BERNARDI É CAMPEÃO NA FRANÇA

Bruno Di - nós somos absolutamente fãs do Bruno, desde sempre - e achamos que memória é história, então vale a notícia!!! Parabéns!!!!

O catarinense Bruno Di Bernardi e o francês Leonel Pellegrino foram os grandes campeões da Regata Duc d'Albe 2009, competição que aconteceu no último fim de semana (26 e 27 de setembro), reunindo mais de cem catamarãs em Hyères. Além de vencerem na classe F18 e na categoria Hobie Tiger, eles também ficaram em primeiro lugar entre todos no tempo corrigido.
A dupla enfrentou dois dias de fortes rajadas na raia da cidade francesa: "Além de o vento mudar muito de posição, o percurso foi bastante cansativo, com 30 milhas (54 quilômetros) e várias ilhas e cabos a serem contornados", conta o timoneiro Di Bernardi. Segundo ele, o excelente desempenho da dupla se deve à sua experiência e ao conhecimento do proeiro em relação ao local. "O Pellegrino nunca tinha velejado nessa classe, mas conhece muito bem a raia".


Leonel Pellegrino é técnico da equipe francesa de vela e Bruno Di Bernardi, professor da Escola de Vela do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha. O catarinense foi quatro vezes campeão brasileiro de Hobie Cat 14, três vezes de Tornado e uma vez campeão sul-americano de Hobie Cat 16.


 
FONTE: ICSC: JORNALISTA JENI ANDRADE

terça-feira, 13 de outubro de 2009

CAMISA DE LYCRA MANGA LONGA - LANÇAMENTO DA VIF

A VIF ao comemorar 6 anos de atividade - sempre desenvolvendo roupas técnicas e de olho no vento - está lançando seus novos modelos de camisa de lycra.

É momento de alegria para nós, pois enfrentamos com sucesso momentos decisivos na nossa vida, pessoal e profissional.

Obrigada aos amigos que nos apoiaram, aos nossos clientes que sempre acreditaram e respeitaram o nosso trabalho...

estamos de volta...

Ai galera!!!

... afinal é VIF por que tem vento....

WINDSURF FORMULA EXPERIENCE - JÁ TEM SEU CAMPEÃO BRASILEIRO - PARABÉNS MORRONE!!!!

Para conquistar o título Marcello enfrentou ventacas e calmarias. Parabéns!!!


Marcello Morrone passou à frente de Mateus Isaac na última regata e garantiu, hoje (segunda-feira) em Florianópolis, o título de campeão brasileiro de Formula Experience (FE). "Acho que minha constância, correndo bem com vento fraco, médio e forte, foi o que determinou minha vitória", comemora o brasiliense. O 4º Campeonato Brasileiro desta nova classe do Windsurf começou sábado na raia de Jurerê.
A vitória de Morrone com nove pontos foi apertada. O paulista Mateus Isaac estava em primeiro até ontem (domingo) e perdeu a liderança por apenas um ponto, terminando com 10: "Tive problemas na quilha e isso me prejudicou um pouco, mas estou muito contente em ter corrido nessa raia que é muito boa". A diferença do terceiro colocado em relação ao segundo também foi pequena: Luiz Fernando de Souza, o Urubu, somou 12 pontos.
O capixaba Urubu migrou para a FE há apenas seis meses e nem conhecia Florianópolis. Pegou vento fraco nas duas regatas de sábado, entre 8 e 10 nós de norte a nordeste; médio nas quatro de ontem, com rajadas de 15 nós também de norte a nordeste; e vento sul da única regata de hoje, que bateu os 20 nós e ainda veio acompanhado de chuva e um frio próximo dos 15 graus.
"Com condições de tempo tão adversas, o nível técnico foi lá em cima e o campeonato ficou perfeito. Conseguimos realizar um número de regatas que permitiu dois descartes, o que é muito bom", avalia o campeão mundial Alexandre Neves, conformado com o sétimo lugar, já que entrou na água mais preocupado com a organização do evento junto com o Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), que sediou a competição na sede oceânica.
Um total de 34 atletas de sete estados participaram do Campeonato em Jurerê. Além da categoria Geral, outras oito estavam em jogo: Júnior 15, Júnior 17, Sênior, Máster, Gran Máster, Feminino, Leve e Pesado. A gaúcha Ana Sofia Belloli foi a única mulher encarando o desafio e terminou em 17º no Geral.
Esta quarta edição do Campeonato Brasileiro de FE contou com patrocínios da Mac Consultoria Empresarial, Gol Linhas Aéreas e Panvel Farmácias. A supervisão foi da Associação Catarinense de Windsurf (ACW), Federação de Vela do Estado de Santa Catarina (Fevesc), Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) e Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM). Também recebeu apoios da Toureiro Sail, Camboriú Wind, Plastkolor e Wind Bra.
 
JORNALISTA JENI ANDRADE/IMAGEM: Cláudia Morrone

domingo, 11 de outubro de 2009

BRASILIENSES LIDERAM - WINDSURF FORMULA EXPERIENCE EM JURERÊ - E OLHA QUE HOJE DEU VENTO PARA NINGUÉM BOTAR DEFEITO!!!!

O vento não está soprando...está roncando alto - festa em Jurerê


Após seis regatas, os brasilienses Mateus Isac e Marcello Morrone estão em primeiro e segundo lugares no 4º Campeonato Brasileiro de Formula Experience (FE). A competição, última etapa do ranking 2009 desta classe do Windsurf, acontece até amanhã (12 de outubro) em Jurerê, Florianópolis. Na terceira colocação está o capixaba Luiz Fernando de Souza, o Urubu: “Espero terminar entre os cinco primeiros, apesar de estar conhecendo a raia somente agora”, revela o velejador que há apenas seis meses migrou para a FE.

Um total de 34 atletas de sete estados estão em Jurerê, sediados na sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), organizador do evento. Eles estão divididos nas categorias Geral, Júnior 15, Júnior 17, Sênior, Máster, Gran Máster, Feminino, Leve e Pesado. Ana Sofia Belloli é a única mulher encarando o desafio: “É um momento para testar meus limites e tentar me superar, já que não há dúvidas de que os homens levam vantagem”, fala a gaúcha da Raia 1 Escola e Clube de Windsurf, de Porto Alegre.

Ontem (sábado) aconteceram apenas duas das quatro regatas programadas, pois o vento surgiu somente a partir das 14 horas, entre 8 e 10 nós, de norte a nordeste. As quatro regatas de hoje (domingo) começaram perto do meio-dia e terminaram em torno das 16h30, com um excelente vento de 15 nós, também de norte a nordeste. “A previsão é amanhã um bom vento sul esteja batendo em torno das 11 horas, quando a primeira das últimas quatro regatas deve começar”, informa o presidente da Comissão de Regatas, Eduardo Pires, o Pirão.

Esta quarta edição do Campeonato Brasileiro de FE conta com patrocínios da Mac Consultoria Empresarial, Gol Linhas Aéreas e Panvel Farmácias. A supervisão é da Associação Catarinense de Windsurf (ACW), Federação de Vela do Estado de Santa Catarina (Fevesc), Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) e Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM).

FONTE: ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE - Foto: (Crédito Kriz Sanz)

DE FLORIANÓPOLIS A ITAJAI - FOI A REGATA MAREJADA QUE FEZ A FESTA NO MAR NESTE SÁBADO

Feitiço cheio de charme - fita azul da Marejada

Ventos soprando de leste a nordeste com rajadas de até 15 nós (quase 30 km/h) conduziram a 6ª Regata Marejada do jeito que todo velejador gosta. “Disparamos na frente logo depois da largada, traçamos o rumo e viemos direto, sem precisar de nenhum bordo”, comemorava Carlos Augusto de Matos ainda no trapiche do Saco da Fazenda, onde as 21 tripulações foram recepcionadas com muito espetinho de atum, ova de abrótea e chope.
O fita-azul da 7ª etapa da Copa Veleiros de Oceano, competição do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), fechou os 61 quilômetros de mar entre Florianópolis e Itajaí em 6h31, a Regata Marejada mais rápida já corrida pelo Feitiço, que terminou em quarto lugar da RGS A no tempo corrigido. A vitória nessa classe ficou com o Homo Erectus na terceira vez em que foi colocado no mar para uma competição: “Estamos começando a acertar e hoje andamos muito bem. Deu tudo certo principalmente porque fomos eficientes na troca das duas genoas e depois do balão”, contou o comandante Luciano Moreira, que tem filho e filha como tripulantes.
O terceiro lugar do Jandai na RGS C, veleiro de Balneário Camboriú que havia disputado apenas uma competição, foi outra bastante comemorada, apesar de ter sido o barco a fechar a raia, às 18h44. “No momento da largada ficamos um pouco preocupados porque não tinha um bom vento, mas depois as condições melhoraram e seguimos firmes”, disse o feliz comandante Joaquim Vanhoni.
Briga boa aconteceu entre o primeiro e segundo colocados da RGS B. Mesmo com a vitória garantida no tempo corrigido, os tripulantes do Vendaval V não gostaram nada de ver o Zephyrus ultrapassá-los praticamente na linha de chegada, passando na frente com oito segundos de vantagem: “Bateu uma rajada perfeita para o barco deles e não teve jeito de segurá-los. Eu realmente fiquei muito nervoso com a situação, porque o ideal seria a gente vencer também no real”, lamentou Gustavo Pires.
Em seis anos de Regata, esta foi a primeira vez que a cerimônia de premiação saiu dos pavilhões da Marejada – tradicional festa portuguesa de outubro em Santa Catarina – e foi feita no local de chegada dos barcos, na praia do Saco da Fazenda. Além do cardápio com sabor de mar, os velejadores ainda contaram com a animação da Banda Marejada na festa organizada pela Associação Náutica de Itajaí (ANI), parceira do ICSC desde a primeira edição do evento, que ainda contou com a Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano (FCVO) na organização. A 6ª Regata Marejada contou com patrocínios da Itacorda, Tintas International e Rádio Naval Eletrônica, além de apoios da Prefeitura e da Fundação Cultural de Itajaí.
Confira o desempenho dos inscritos na 6ª Regata Marejada, 7ª etapa da Copa Veleiros de Oceano:

ORC Internacional:
1º - Mandinga

ORC-Club:
1º - Super Pimpo

RGS A:
1º - Homo Erectus
2º - 5 los Niños
3º - Rock and Roll
4º - Feitiço
5º - Taura I
Maskote - Desistente

RGS B:
1º - Vendaval V
2º - Zephyrus
3º - Nemo
4º - Açores II
5º - Karkará

RGS C:
1º - Euphoria
2º - Banzai
3º - Jandai

RGS Cruzeiro:
1º - Bom Abrigo
2º - Carino
3º - Blue
4º - Maresia
5º - Trylim
6º - Bulimundu


Fonte: ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE - Crédito imagem: Rafael Medeiros Sperb/Divulgação

sábado, 10 de outubro de 2009

A GENTE SE VÊ AO LONGE - ELES SÃO DA PONTA DAS ALMAS - DO GOKITE - HOJE FIZERAM A IMAGEM DO DIA: SAMY E PULGA...

Parceiros no trabalho, nos velejos e na vida... alegria para nós receber vocês!
Bons Ventos: Samy e Pulga - velejadores e instrutores de kitesurf
Vcê encontra a dupla no: www.gokite.com.br
Me aguardem que lá vou eu!!!

FÉRIAS DO BLOG - PORQUE A ESCOLA APESAR DA CHUVA E DO FRIO TEVE SEUS HERÓIS...

Entrando no contravento - Marcelo Oliveira - um dos heróis do inverno de 2009!
O Marcelo é amigo do Dido - Edson Araújo - nosso primeiro idolo - do Laser. Foi o Dido que sempre nos incentivou a manter a escola com o Laser - a usar as regulagens de regata...é um barco escola com power kit...quem tiver fotos do Dido velejando de Laser - mande para nós!!!
grande Dido!!! ...grande presença...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ESTIVEMOS FORA DO AR - POR ABSOLUTA FALTA DE TEMPO - É TRAAAMPO GALERA - ESTAMOS VOLTANDO COM O BUTTERFLY EFFECT - FAZENDO A VOLTA AO MUNDO....



Em 22 de setembro de 2007 - ajudamos na organização do segundo Butterfly Effect - em Floripa - hoje são mais de 20 - ao redor do mundo - vendo o vídeo me emocionei muito - o que parecia ingenuidade - hoje é uma realidade. O evento é muito maior do que poderiam imaginar quaisquer mentes estreitas - realmente o mundo é de quem ousa sonhar e realizar seus sonhos...
Talvez não consiga, mas estou sempre me preparando para velejar com vocês em um dos eventos - em qualquer lugar...
Saudades Tati e Juju!!!!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

É PRIMAVERA - ÁGUA DA LAGOA JÁ ESTÁ MORNA - SE VOCÊ QUER APRENDER A HORA É AGORA ...BONS VENTOS!!!!

Nossa metodologia de ensino para o esporte - tem como pré-requisitos: o aprendizado deve ser rápido, correto e seguro. E leva em consideração que se pode aprender a velejar a partir dos 5 anos ( nosso aluno mais jovem foi o Nicholas Perfeito ) até sei lá...não vou entregar a idade do aluno ou aluna mais maduros - com certeza - até os 90ventinhas acho que dá...

Programa:
O curso possui 3 níveis: Básico, Intermediário e Avançado - cada módulo é de 6 aulas - cada aula tem 1/2 hora instrução em terra e 1 hora de treino em água. As aulas são preferencialmente individuais - somente a partir da 4 aula o instrutor fica com dois alunos.

No Módulo Básico, com 6 aulas, o aluno conhece todas as partes do barco, aprende a montá-lo, sair e chegar, a velejar nos três tipos de vento, virar e desvirar, além de algumas manobras como bordo e jibe.

No nível Módulo Intermediário, o aluno aprende a se posicionar dentro do barco - e a regular as velas - treina manobras com as bóias de sotavento e barlavento.

No Módulo Avançado - o aluno estabelece seu roteiro de treinamento segundo suas necessidades.
No VERÃO temos um módulo especial para o turista de 4 aulas - é uma iniciação e sempre indicamos uma escola para que ele continue seu aprendizado no seu Estado de origem.

No Planeta Água as aulas acontecem de terça a domingo e o nosso horário de funcionamento é das 09hs às 17hs ( no verão ampliamos o horário: 09hs às 19hs ).

O aluno deve agendar suas aulas com antecedência - ligando para a escola: (48) 3232-5786 ou enviando e-mail: planetaaguaescola@hotmail.com .

As aulas sempre dependem das condições de vento - em função desta nossa dependência com relação a natureza - os módulos são flexíveis - podendo o aluno que mora em Florianópolis levar até 3 meses para terminar o módulo.

sábado, 12 de setembro de 2009

DUPLA DE FLORIPA VENCE O SUL-BRASILEIRO DE SNIPE - AGORA O DESAFIO É O TÍTULO NACIONAL - E OLHA, O QUE NÃO FALTA SÃO DUPLAS QUERENDO O TÍTULO!!!!


Após três dias de muita disputa, Felipe Linhares (o Fipa) e Eduardo Beirão, de Florianópolis, venceram o Sul-brasileiro de Snipe, que terminou ontem (segunda-feira) em Içara, Sul de Santa Catarina. “Foi um campeonato muito difícil; fomos para a última regata empatados com o Ricardo Rezende e o Manoel Martins, de Aracaju, mas conseguimos cuidar bem deles e vencer”, conta Fipa, que levou o troféu transitório Roberto Marinho para o Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC).

Além de Fipa e Beirão, outras seis duplas de Florianópolis se deram bem na competição, todas correndo pelo ICSC. Ricardo Grassmann e Lisiane Geisler, terceiro lugar no geral, venceram na categoria Mista, com Alexandre e Jaqueline Back em segundo. Alex Juk e Piero Furlan terminaram em quarto lugar no geral, seguidos por Marcelo Lopes e Henrique Boabaid, que ainda saíram vitoriosos na categoria Júnior, que também teve Ricardo Fragoso e Caio Rotolo como terceiros colocados.

As 26 duplas brasileiras que correram de sábado até ontem na Lagoa dos Esteves enfrentaram ventos fracos a médios. “São condições bem menos cansativas do que velejar com vento forte, só que exigem muita técnica”, explica Rogério Capella, também do ICSC, vice-campeão na Máster com o parceiro Wallace Ferreira Lobo Júnior.

“Foram resultados excelentes e mostra que nossas duplas, tanto as mais antigas quanto as formadas recentemente, estão muito afinadas”, comemora o capitão da flotilha de Snipe em Florianópolis, Roberto Salles, o Bichinho, que terminou o Sul-brasileiro em 11º lugar no geral com Henrique Blasi. Bichinho já está às voltas com a organização do Campeonato Brasileiro da classe, que movimentará a capital catarinense entre os dias 23 e 30 de janeiro do próximo ano.

FONTE: DIVULGAÇÃO ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE

sábado, 5 de setembro de 2009

SNIPE NA RAIA EM IÇARA!!!! É O SUL-BRASILEIRO DA CLASSE - UM ESQUENTA PARA O BRASILEIRO QUE VAI SER EM FLORIPA


Oito duplas de Florianópolis, representantes do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, estão garantidas para o Sul-brasileiro de Snipe, competição que acontece de sábado a segunda-feira (7 de setembro) em Içara, Sul de Santa Catarina. A expectativa é que uma média de 70 velejadores esteja em 35 barcos na raia da Lagoa dos Esteves para correr um máximo de três regatas por dia.

Os trabalhos estarão concentrados no Iate Clube Veleiros da Lagoa, com início às 13 horas no sábado e às 11 horas nos outros dois dias. Os primeiros três colocados serão premiados na classificação geral e nas categorias Máster, Júnior, Feminina e Mista.

“Dessas oito duplas que viajam para o Sul-brasileiro, seis estão começando agora, o que mostra o crescimento da classe na cidade. Como o campeonato tem um alto nível técnico, será uma excelente oportunidade de treino para o Brasileiro”, declara o capitão da flotilha em Florianópolis, Roberto Salles, o Bichinho. O Campeonato Brasileiro será na capital catarinense, entre os dias 23 e 30 de janeiro de 2010.

As duplas campeã e vice-campeã catarinense, Felipe Linhares/Eduardo Beirão e Alex Juk/Piero Furlan estão entre as oito de Florianópolis que participam da competição em Içara, assim como os terceiro e quarto colocados no Estadual, Ricardo Grassmann/Lisiane Geisler e Alexandre Back/Jaqueline Vasconcellos Back.

“O Sul-brasileiro é sempre uma competição que exige bastante empenho”, reconhece o campeão Felipe Linhares, o Fipa. As outras quatro duplas que defenderão a capital são: Roberto Salles/Henrique Blasi, Rogério Capella/Wallace Ferreira Lobo Júnior, Ricardo Fragoso/Caio Rotolo e Marcelo Lopes/Arthur Lopes.

FONTE:ICSC/JENI ANDRADE

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

REGATA DO DIVINO - VELEIROS PARTEM ABENÇOADOS PARA O MAR




Abençoados e com uma bandeira diferente tremulando no estai de popa, os veleiros de Florianópolis partirão ao meio-dia do próximo sábado (5 de setembro) para uma competição das mais inusitadas, que não conta ponto para campeonato algum e ainda oferece prêmios, digamos, um tanto estranhos: farinha, cocada, cachaça e pão, além de um presente aos participantes, que os organizadores preferem manter em segredo. Será a 2ª Regata do Divino, evento da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, que acontece desde 1754 na comunidade de Santo Antônio de Lisboa.

A Bandeira do Divino é item obrigatório no barco e ninguém parte sem a bênção do padre da Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, anunciada pelo sistema de alto-falantes da festa. “Ganhei ano passado? Nem lembrava! Importante mesmo é participar”, disse o comandante do veleiro Revanche, Celso Faria, vencedor de 2008 na RGS Geral, animado para mais uma divina regata. Já que o espírito é de festa e integração e que ninguém embarca para brigar por um título, os barcos são divididos em apenas duas classes, sem divisões: ou correm na RGS Geral, inclusive os da ORC Internacional e ORC-Club com as medições devidamente adaptadas, ou na Estreante, caso nunca tenham participado de competição.

A largada será em frente à igreja e a raia estará montada entre este ponto, a Ilha de Ratones Pequeno e a Ponta de Sambaqui, com chegada também em frente à igreja. A premiação seguirá até acabarem as cestas repletas de produtos produzidos na açoriana Santo Antônio de Lisboa, ou seja, dependendo do número de participantes, periga todos saírem com o seu “Kit do Divino”, gentilmente oferecido por Carlos Augusto de Matos, morador de Sambaqui, que estará na raia com o veleiro Feitiço. “Como pensamos em tudo de forma a nos integrar com a festa e a comunidade, a entrega de prêmios também tinha que ser especial”.

A regata é organizada pelos velejadores do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC) em conjunto com a Irmandade do Divino Espírito Santo. Conta com apoios da Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano (FCVO), Associação de Vela de Florianópolis e das marinas Sea Scape, Santo Antônio e Marina Marina.

FONTE: DIVULGAÇÃO ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE

terça-feira, 1 de setembro de 2009

PARABÉNS A GALERA QUE ALÉM DE SE DIVERTIR COM O VENTO E SOL DO FINAL DE SEMANA AINDA SE TORNARAM CAMPEÕES!!!!


Excelentes ventos tornaram o Campeonato Estadual de Monotipos bastante competitivo neste fim de semana na raia de Jurerê, em Florianópolis. O velejador olímpico Bruno Fontes venceu pela sétima vez na Laser Standard, mesmo cansado por ter chegado sexta-feira à noite do Mundial da classe, no Canadá: “Não poderia deixar de prestigiar a vela do meu estado, além do que esta é uma competição importante para a minha carreira”, declarou Bruno.

O heptacampeão gentilmente cedeu a medalha a Victor Gualberto de Oliveira, que está começando na vela, na classe Optimist, e que se desloca de Curitiba para Florianópolis a cada evento: “É uma honra imensa”, resumiu o garoto. “Torço para que ele se torne um grande velejador. O fundamental para isso ele tem, que é gostar de velejar e ser muito perseverante.” Entre 89 velejadores, ambos se deliciaram com os quase 20 nós (36 km/h) de vento nordeste que soprou nos dois dias de sol e temperaturas em torno dos 20 graus.

Como Bruno, a maioria dos participantes defendeu o Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), que sediou a competição organizada pela Federação de Vela do Estado (Fevesc). Entre os velejadores do ICSC também estava a dupla Felipe Linhares e Eduardo Beirão, que comemoraram antecipadamente a vitória no Snipe, já às 12h de hoje (domingo), quando chegaram bem antes que os demais na sede oceânica do clube.

“Como vencemos as três regatas de ontem e uma de hoje, e como um resultado é descartado, desistimos da última para poupar o barco e a vela nova, para não corrermos o risco de estragos às vésperas do Sul-brasileiro, no próximo fim de semana em Içara”, explicou Fipa, que já perdeu as contas de quantas vezes venceu o Estadual. “Foi um excelente treino para esse próximo desafio. E hoje estávamos correndo tão bem, que o fato de eu ter caído na água nem atrapalhou nosso desempenho”, contou Beirão, pela primeira vez campeão catarinense de Snipe.

Com a vitória de hoje, com cinco primeiros lugares, Mario Mazzaferro, do Iate Clube de Porto Belo (ICPB), conta mais uma vitória no Estadual na classe Optimist Veterano: “Foi bem mais legal que o campeonato de março, muito mais disputado”. Seu irmão Luca, campeão na Laser 4.7, concorda: “Sem dúvida foi muito mais estimulante”. Em função das chuvas do final do ano passado, a Fevesc validou o campeonato de 2008 com apenas duas regatas, também por causa do excesso de chuva no início de março deste ano, o que deixou os atletas muito chateados.

O campeão catarinense de Laser Radial, Matheus Dellagnelo, também acha que foi uma competição mais gostosa, porém: “Teve menos vento no último campeonato, o que torna a disputa muito mais dura no Laser”. O vento deste fim de semana foi tão bom, que os trabalhos de hoje, iniciados às 11 horas, terminaram em torno das 13h30 para as dez classes em disputa, após duas regatas.

Confira quem são os primeiros colocados no Campeonato Estadual de Monotipos de Santa Catarina:

Optimist Estreante
1º - Fernando Zommer Alves2º - Rafael Levien Corrêa
3º - Isabella Zimermann Dalsenter

Optimist Veterano
1º - Mario Mazzaferro2º - Flávio Lopes da Costa Neto
3º - Daniel Platt de Matos

Laser Standard
1º - Bruno Fontes2º - Daniel Reis
3º - Flabio Batista

Laser 4.7
1º - Luca Mazzaferro2º - Jorge Grumann
3º - Maria Cristina Boabaid

Laser Radial
1º - Matheus Dellagnelo2º - Henrique Back
3º - Diego Montautti

Snipe
1º - Felipe Schaefer Linhares/Eduardo Beirão 2º - Alex Juk/Piero Furlan 3º - Ricardo Grassmann/Lisiane Geisler

Dingue
1º - Fernando Pereira/Alice Pereira2º - Dionisio Duriex/Marilia Fragoso
3º - Luiz Eduardo Pomar/Fernando Linhares Neto

Byte
1º - Amandio Rampinelli
Hobie Cat 16
1º - Ricardo Halla/Manuela Mendes2º - Marcel D' Almeida/Ana Paula D' Almeida 3º - Rogério Muniz / Paulo Arruda

420
1º - Manuella Moreira/Samirah Bastos