sexta-feira, 9 de abril de 2010

PRIMEIRA ETAPA É EM SÃO FRANCISCO - NA SAÍDA DE FLORIPA A RESSACA DEIXOU A GALERA PLANANDO...EITAAA COISA MAIS BOA!


Os barcos que partiram ontem (quinta-feira) de Florianópolis rumo ao Campeonato Estadual de Veleiros de Oceano enfrentaram ondas de até cinco metros ao longo das 70 milhas (126 quilômetros) entre Jurerê e a entrada da barra de São Francisco do Sul, norte de Santa Catarina. “O mar estava muito alto, com ondas de ressaca, mas elas não quebravam, então estava muito bom velejar, com um vento de 16 nós de sul e surfadas deliciosas”, contou Tarcísio Mattos ao entrar com o Zephyrus na Baía da Babitonga, palco da competição de amanhã (sábado) e domingo, válida também como o 3º Mini Circuito de Vela Oceânica Norte Catarinense.

O Revanche, de Celso Faria, e o Energia, de Gustavo Castro, foram outros dois veleiros do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC) que partiram ontem da capital catarinense. O Missionário, barco de Antonio Weinfurter que estava participando de competições em Florianópolis, também começou a subir o litoral nesta quinta-feira para correr a competição pelo Joinville Iate Clube (JIC). Mauro Ribeiro estava sozinho no comando do seu Nemo, e teve que parar no caminho para descansar e tentar encontrar um companheiro de viagem, já que as condições de mar estão muito exigentes para uma velejada em solitário.

Absoluto, de Renato Gama Monteiro, e Sexta-feira, comandando por Luciano Gubert de Oliveira, foram os primeiros barcos de Florianópolis a chegarem no JIC, onde os trabalhos do Estadual estão concentrados. O Catuana Kim, outro veleiro do ICSC que participaria do evento, acabou não viajando, porque seu comandante, Paulo Cocchi Fernandes, é do Rio de Janeiro e está às voltas com os problemas causados pelas chuvas naquele estado.

ICSC e JIC organizam o Estadual em conjunto com as flotilhas Catarinense de Veleiros de Oceano (FCVO) e Norte Catarinense de Veleiros de Oceano (FNCVO). A competição deverá reunir perto de 25 barcos em três regatas para as classes ORC Internacional, ORC-Club e BRA-RGS, sendo duas no sábado e uma no domingo, a partir das 13 horas. Essa primeira etapa conta com apoios do Mercure Joinville Prinz Hotel, Pick-up Total e Velas Cognac. O Iate Clube de Santa Catarina será sede da segunda e última etapa, dias 12 e 13 de junho.

Confira a programação de sábado:
13h: Largada para a primeira regata (São Francisco do Sul)

18h: Confraternização dos velejadores (JIC)

19h: Clínica de vela com Arnaldo Paes de Andrade (JIC)

Confira a programação de domingo:

9h: Palestra sobre dicas para regulagem de velas (JIC)

13h: Largada para a regata (São Francisco do Sul)

16h: Confraternização dos velejadores (JIC)

17h: Premiação do III Mini Circuito de Vela Oceânica Norte Catarinense (JIC)

FONTE: ICSC/DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário: