sábado, 24 de abril de 2010

MUITO FRIO, VENTO SUL E A GALERA DO OPTIMIST MESMO BATENDO QUEIXO PROMOVE UM SHOW DE COMPETÊNCIA É O SUL-BRASILEIRO DE OPTIMIST

O frio e a chuva castigaram mais uma vez os 123 velejadores do 32o Sul-brasileiro e Seletiva de Optimist, que acontece até amanhã (sábado) em Jurerê, Florianópolis. O forte vento sul impulsionou os trabalhos desta sexta-feira, iniciados às 11h15, mas, às 14 horas, quando duas regatas já estavam completadas, veio a notícia de que o vento sopraria acima dos 30 nós (chegou a 36 nós, ou seja, 65 km/h) e foi preciso interromper a competição, retomada próximo das 16h15 para a última regata do dia, pelo menos realizada sem chuva.

Cada regata contou com duas baterias. Kim Vidal (BA) e Felipe Rondina (DF) venceram as duas primeiras, Rodrigo Fasolo (RS) e Leonardo Lombardi (RJ) chegaram na frente nas duas baterias da segunda regata, e Gabriel Elstrodt (SP) e Breno Abdulklech (RJ) ganharam as duas últimas.

Na volta à sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), organizador do evento, todos batiam queixo com o frio próximo dos 19 graus, agravado pela sensação térmica. E os velejadores, principalmente paulistas, cariocas, brasilienses, baianos e pernambucanos, pouco acostumados com as baixas temperaturas do Sul, podem reforçar no agasalho, porque a previsão é a mesma para amanhã: frio e chuva em Florianópolis. O bom para a maioria dos atletas – eles têm entre oito e 15 anos de idade – é que o vento também deve permanecer com força para garantir a realização de mais regatas, já que, por enquanto, eles contam com uma de quarta-feira, outra de ontem e as três de hoje.

Nicholas Grael torce para isso: “Caí umas posições, mas ainda tenho chances de me classificar para o Europeu”, avalia o garoto ao lado do pai, Lars Grael. Já Martin Lowy vai muito bem na competição, segurando a primeira vaga para o Mundial, e preferia que a última regata desta sexta-feira nem tivesse acontecido, já que havia terminou em segundo em duas baterias. Para sua sorte, voltou ao mar e conquistou um terceiro lugar.

Além dos cinco velejadores que seguirão para o Mundial da Malásia, amanhã será o dia de conhecer também os quatro que garantirão lugar no Europeu da Polônia (três meninos e uma menina) e os 12 que se classificam para o Norte-Americano do Canadá (nove vagas masculinas e três femininas).

No Sul-brasileiro, Gabriel Elstrodt segura o primeiro lugar e Kim Vidal subiu para segundo, com Felipe Rondina numa excelente recuperação, saltando de 14o para terceiro lugar. O evento conta com apoios da Marinha do Brasil, VIF, Ocean Blue e Nob e pode ser acompanhado online em www.feneb.blogspot.com. No endereço http://www.flickr.com/photos/49348118@N07/ estão fotos do evento, feitas por Sérgio Vignes.

Confira quem ocupa os dez primeiros lugares no Sul-brasileiro (sujeito à alteração)

Veteranos:

1º- Gabriel Elstrodt (YCSA/SP)
2º- Kim Vidal (YCB/BA)
3º- Felipe Rondina (ICB/DF)
4º- Leonardo Lombardi (CNC/RJ)
5º- Rodrigo Fasolo (CDJ/RS)
6º- Rafael Monteiro (CICP/PE)
7º- Andrei Kneipp (CDJ/RS)
8º- Mario Mazzaferro (ICPB/SC)
9º- Nicholas Grael (ICB/DF)
10º- Tiago M. Brito (CDJ/RS)

Estreantes:

1º- Breno Kneipp (CDJ/RS)
2º- Thomas Rodrigues (CDJ/RS)
3º- Yan Toigo (CDJ/RS)
4º- Luisa Basso Schilling (CDJ/RS)
5º- Bryan Mathew Luiz (CDJ/RS)
6º- Clara Villaça Penteado (ICRJ/RJ)

FONTE: ICSC/DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário: