segunda-feira, 6 de abril de 2009

REGATA MUSICAL - COLORIU O MAR DE COQUEIROS EM FLORIPA...

Regata Baden Powell - tripulações levam escoteiros a bordo!

Com um vento nordeste próximo dos 29 nós (52 km/h), os 30 barcos que largaram ao meio-dia de ontem (sábado) para a segunda etapa da Copa Veleiros de Oceano fizeram uma regata bastante rápida ao longo de 14 milhas (25 quilômetros), na Baía Sul de Florianópolis. Apenas duas horas depois, o Catuana Kim era o primeiro a cruzar a linha de chegada, mas acabou em terceiro na classe ORC-CLUB no tempo corrigido, perdendo para o Kíron, em primeiro com menos de um minuto de diferença em relação ao segundo, o Cobra d’Água, que também venceu o Catuana por segundos.

“Foi uma regata difícil, porque eu estava com metade da minha tripulação e o barco ainda não está totalmente ajustado depois da troca do mastro”, contou o comandante Leonardo Cal, que colocou duas escoteiras para reforçar a desfalcada equipe do vencedor Kíron: “Foi uma experiência incrível, muito emocionante”, disse Marina Pergher, de 16 anos. “Gostei demais e quero participar de novo, quando me derem outra oportunidade”, deseja Alice Veiga, de 15 anos.

As duas garotas estavam entre os 42 escoteiros que embarcaram para a Regata Baden Powell, nome dado em homenagem ao fundador do Escotismo mundial. Assim como as meninas, Lucas Thiago, de 11 anos, também contribuiu para uma vitória, a do Mano’s III na ORC Internacional: “Achei o máximo puxar balão e servir de contrapeso; tomara que me chamem de novo”, espera.

Da largada próxima à Ponte Pedro Ivo Campos até a Ponta de Coqueiros, os 30 barcos praticamente correram juntos. A partir daí o vento tomou força e as distâncias foram aumentando entre eles na etapa de barla-sota (quando os barcos largam contra o vento), na Ponta do Tomé, e se acentuaram ainda mais até a chegada, nas proximidades do trapiche da sede central do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, organizador da Copa Veleiros de Oceano. “Venci na última perna, no retorno para o Clube, depois que o Garrotilho teve problemas na adriça e quando consegui ultrapassar o Rock’n Roll”, falou Celso de Faria, comandante do Revanche, primeiro colocado na RGS A.

Marins Camargo levou seu Big Toy à vitória na RGS B: “Fizemos uma largada conservadora, mas o vento apertou na Ponta de Coqueiros, fomos experimentando manobras e deu tudo certo”, explicou. O Neon II, de Maurity Borges Júnior, venceu na RGS C. Na Cruzeiro, o dia foi do Carino, de Moacir Carqueja.

“A criançada adorou tudo isso e para nós foi uma grande satisfação contribuir na realização desse belo evento”, diz um dos organizadores da regata, Luís Guilherme Borges, vice-presidente do Grupo Escoteiro Major Brigadeiro do Ar Alberto Bins Neto, que também é velejador e colocou três escoteiros no seu barco Volúpia. A Regata Baden Powell contou com apoio da União dos Escoteiros do Brasil, região de Santa Catarina.

Confira os primeiros colocados:

ORC INTERNACIONAL

1º - Mano’s III
2º - Mandinga
3º - Scirocco

ORC-CLUB
1º - Kíron
2º - Cobra d’Água
3º - Catuana Kim

RGS A

1º - Revanche
2º - Rock’n Roll
3º - Garrotilho

RGS B

1º - Big Toy
2º - Vendaval V
3º - Açores II

RGS C

1º - Neon II
2º - Euphoria
3º - Tigre II

CRUZEIRO

1º - Carino
2º - Maresia
3º - Nina II

Fonte: JORNALISTA JENI ANDRADE/ICSC

Nenhum comentário: