sábado, 28 de novembro de 2009

VENTO FRACO - O QUE SERÁ QUE DEU EM JURERÊ? É O FINAL DA COPA VELEIROS DE MONOTIPOS

Os campeões da Copa Veleiros de Monotipos deste ano serão conhecidos após as regatas da última etapa, neste fim de semana (28 e 29 de novembro) em Jurerê, Florianópolis. A indefinição ainda é grande em relação aos primeiros colocados em muitas das classes em jogo na competição organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC). Apenas os irmãos Mazzaferro, do Iate Clube de Porto Belo, ambos campeões sul-brasileiro e catarinense nas suas classes, estão garantidos no lugar mais alto do pódio. Luca está invicto na Laser 4.7 em seis etapas e Mario venceu cinco na Optimist Veterano, deixando de correr apenas uma etapa.

Para segundo e terceiro lugares na Optimist Veterano, as chances são grandes para Flávio Lopes da Costa Neto e Daniel Platt de Matos. Já na Optimist Estreante, três primeiros lugares colocam Rafael Levien Corrêa em vantagem, mas Sandro Henrique e Fernando Zomer Alves também estão no páreo. Entre as meninas da Optimist Veterano, o trio Maria Carolina Boabaid, Maria Luíza Rupp e Paola Berenhauser se alternam nas primeiras posições, com destaque para a campeã catarinense Maria Carolina. Na Estreante, a também campeã catarinense Isabela Dalsenter é a favorita.

Ao longo do ano, a alternância de competidores prejudicou o campeonato na Laser Standard e também na Radial, embora nesta alguns nomes possam ser apontados para o pódio: Matheus Dellagnelo, Guilherme Pereira e Henrique Back. Já na 4.7, além de Luca na dianteira, o grupo segue firme, com a campeão sul-brasileira e da Semana de Vela de Buenos Aires, Maria Cristina Boabaid, chegando em segundo e terceiro lugares na maioria das seis etapas, incomodando bastante Nicolas Carabelli, Eduardo Beirão, Jorge Grumann e André Servaes.

Na Snipe, as duplas que têm como timoneiros o campeão sul-brasileiro Felipe Linhares e os velejadores Alex Juk, Alexandre Back e Ricardo Grassmann são as mais cotadas à vitória. A competição conta ainda com atletas nas classes Byte, 470, Dingue, 420 e Hobie Cat 16.

A primeira das três regatas previstas para o sábado começa ao meio-dia. A primeira das duas de domingo têm início às 11 horas, com a cerimônia de premiação da Copa Veleiros de Monotipos 2009 em torno das 16 horas, na sede oceânica do ICSC. A previsão para os dois dias é de ventos do quadrante sul variando entre 7 e 13 nós (entre 12,5 e 23,5 km/h) na raia de Jurerê e temperaturas próximas dos 26 graus.

FONTE: ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE

Nenhum comentário: