quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

FLORIANÓPOLIS: CAPITAL BRASILEIRA DA VELA DE OCEANO



Até sábado, Florianópolis se transforma no centro da vela de oceano brasileira. O XX Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, a Mitsubishi Motors Sailing Week, leva para Jurerê perto de 400 velejadores catarinenses, cariocas, gaúchos, paranaenses, argentinos e uruguaios. O primeiro desafio para as 60 tripulações começa às 11 horas, com a largada da regata longa, onde os barcos da classe ORC Internacional navegam de Jurerê para a Ilha do Xavier, os da ORC-CLUB, RGS A e RGS B seguem até as ilhas das Aranhas e os barcos menores, das classes RGS C, Bico-de-proa e Multicasco, vão em direção à Ilha do Mata Fome.

A linha de chegada para todos fica nas proximidades do trapiche da sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), organizador do grande evento. A previsão é de chuva, temperaturas próximas dos 25 graus e vento fraco na largada, entre 3 e 5 nós soprando de nordeste (cerca de 6 km/h e 10 km/h), mas aumentando para uns 12 nós (21 km/h) no retorno das primeiras embarcações, próximo das 16 horas. Nos demais dias, a largada acontece às 12 horas. A quinta-feira está reservada para a regata média e os demais dias (sexta-feira e sábado), para as de barla-sota, quando os veleiros largam contra o vento, só que tudo vai depender das condições da raia de Jurerê.

O regateiro Loyal Red Nose, vencedor do Circuito Ilhabela Copa Mitsubishi Motors 2008, está entre os barcos participantes, comandando por Marcelo Massa e tendo André “Bochecha” Fonseca e Alexandre Paradeda reforçando a tripulação. O Loyal terá como principal adversário, na ORC Internacional 500, o Touché Super de Ernesto Breda, vice-campeão do Circuito ano passado, mas o uruguaio Negra, de Nicolas Gonzalez, fita-azul da 10ª Regata Olivos – Florianópolis, promete incomodar. O catarinense Zeus, de Inácio Vandresen, vencedor da Olivos – Florianópolis, está com um time de primeira e vai lutar pela vitória na ORC-CLUB 600 junto com o Catuana Kim de Paulo Cocchi Fernandes, campeão brasileiro da categoria. Na ORC-CLUB 670, o campeão brasileiro geral da classe, o Katana 2 de Fábio Filippon, tenta o bicampeonato no Circuito.

Um tiro de canhão do lendário Cisne Branco da Marinha do Brasil, maior veleiro do país, marcará a largada da regata de amanhã. O Circuito tem patrocínios da Mitsubishi Motors e Brasil Telecom. Conta com apoios da Unimed, Il Campanário Resort, Revista Náutica, Schaefer Yachts e Governo do Estado de Santa Catarina, através do Fundesporte.


Programação prevista:

- Dia 10 - Encerramento de inscrições às 20 horas. Coquetel de abertura a partir das 19h30 no Il Campanário Resort (Jurerê Internacional)

- Dia 11 – Regata longa a partir das 11 horas e canoa de cerveja no fim de tarde, na sede oceânica do ICSC

- Dia 12 – Regata média a partir das 12 horas, canoa de cerveja e show com o grupo Roda de Samba no fim de tarde, na sede oceânica do ICSC

- Dia 13 – Regatas barla-sota a partir das 12 horas e canoa de cerveja no fim de tarde, na sede oceânica do ICSC

- Dia 14 – Regatas barla-sota a partir das 12 horas, canoa de cerveja no fim de tarde e festa de premiação a partir das 19h30 no Il Campanário Resort (Jurerê Internacional)

FONTE: DIVULGAÇÃO ICSC

Nenhum comentário: