sexta-feira, 4 de setembro de 2009
REGATA DO DIVINO - VELEIROS PARTEM ABENÇOADOS PARA O MAR
Abençoados e com uma bandeira diferente tremulando no estai de popa, os veleiros de Florianópolis partirão ao meio-dia do próximo sábado (5 de setembro) para uma competição das mais inusitadas, que não conta ponto para campeonato algum e ainda oferece prêmios, digamos, um tanto estranhos: farinha, cocada, cachaça e pão, além de um presente aos participantes, que os organizadores preferem manter em segredo. Será a 2ª Regata do Divino, evento da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, que acontece desde 1754 na comunidade de Santo Antônio de Lisboa.
A Bandeira do Divino é item obrigatório no barco e ninguém parte sem a bênção do padre da Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, anunciada pelo sistema de alto-falantes da festa. “Ganhei ano passado? Nem lembrava! Importante mesmo é participar”, disse o comandante do veleiro Revanche, Celso Faria, vencedor de 2008 na RGS Geral, animado para mais uma divina regata. Já que o espírito é de festa e integração e que ninguém embarca para brigar por um título, os barcos são divididos em apenas duas classes, sem divisões: ou correm na RGS Geral, inclusive os da ORC Internacional e ORC-Club com as medições devidamente adaptadas, ou na Estreante, caso nunca tenham participado de competição.
A largada será em frente à igreja e a raia estará montada entre este ponto, a Ilha de Ratones Pequeno e a Ponta de Sambaqui, com chegada também em frente à igreja. A premiação seguirá até acabarem as cestas repletas de produtos produzidos na açoriana Santo Antônio de Lisboa, ou seja, dependendo do número de participantes, periga todos saírem com o seu “Kit do Divino”, gentilmente oferecido por Carlos Augusto de Matos, morador de Sambaqui, que estará na raia com o veleiro Feitiço. “Como pensamos em tudo de forma a nos integrar com a festa e a comunidade, a entrega de prêmios também tinha que ser especial”.
A regata é organizada pelos velejadores do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC) em conjunto com a Irmandade do Divino Espírito Santo. Conta com apoios da Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano (FCVO), Associação de Vela de Florianópolis e das marinas Sea Scape, Santo Antônio e Marina Marina.
FONTE: DIVULGAÇÃO ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário