terça-feira, 22 de setembro de 2009

É PRIMAVERA - ÁGUA DA LAGOA JÁ ESTÁ MORNA - SE VOCÊ QUER APRENDER A HORA É AGORA ...BONS VENTOS!!!!

Nossa metodologia de ensino para o esporte - tem como pré-requisitos: o aprendizado deve ser rápido, correto e seguro. E leva em consideração que se pode aprender a velejar a partir dos 5 anos ( nosso aluno mais jovem foi o Nicholas Perfeito ) até sei lá...não vou entregar a idade do aluno ou aluna mais maduros - com certeza - até os 90ventinhas acho que dá...

Programa:
O curso possui 3 níveis: Básico, Intermediário e Avançado - cada módulo é de 6 aulas - cada aula tem 1/2 hora instrução em terra e 1 hora de treino em água. As aulas são preferencialmente individuais - somente a partir da 4 aula o instrutor fica com dois alunos.

No Módulo Básico, com 6 aulas, o aluno conhece todas as partes do barco, aprende a montá-lo, sair e chegar, a velejar nos três tipos de vento, virar e desvirar, além de algumas manobras como bordo e jibe.

No nível Módulo Intermediário, o aluno aprende a se posicionar dentro do barco - e a regular as velas - treina manobras com as bóias de sotavento e barlavento.

No Módulo Avançado - o aluno estabelece seu roteiro de treinamento segundo suas necessidades.
No VERÃO temos um módulo especial para o turista de 4 aulas - é uma iniciação e sempre indicamos uma escola para que ele continue seu aprendizado no seu Estado de origem.

No Planeta Água as aulas acontecem de terça a domingo e o nosso horário de funcionamento é das 09hs às 17hs ( no verão ampliamos o horário: 09hs às 19hs ).

O aluno deve agendar suas aulas com antecedência - ligando para a escola: (48) 3232-5786 ou enviando e-mail: planetaaguaescola@hotmail.com .

As aulas sempre dependem das condições de vento - em função desta nossa dependência com relação a natureza - os módulos são flexíveis - podendo o aluno que mora em Florianópolis levar até 3 meses para terminar o módulo.

sábado, 12 de setembro de 2009

DUPLA DE FLORIPA VENCE O SUL-BRASILEIRO DE SNIPE - AGORA O DESAFIO É O TÍTULO NACIONAL - E OLHA, O QUE NÃO FALTA SÃO DUPLAS QUERENDO O TÍTULO!!!!


Após três dias de muita disputa, Felipe Linhares (o Fipa) e Eduardo Beirão, de Florianópolis, venceram o Sul-brasileiro de Snipe, que terminou ontem (segunda-feira) em Içara, Sul de Santa Catarina. “Foi um campeonato muito difícil; fomos para a última regata empatados com o Ricardo Rezende e o Manoel Martins, de Aracaju, mas conseguimos cuidar bem deles e vencer”, conta Fipa, que levou o troféu transitório Roberto Marinho para o Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC).

Além de Fipa e Beirão, outras seis duplas de Florianópolis se deram bem na competição, todas correndo pelo ICSC. Ricardo Grassmann e Lisiane Geisler, terceiro lugar no geral, venceram na categoria Mista, com Alexandre e Jaqueline Back em segundo. Alex Juk e Piero Furlan terminaram em quarto lugar no geral, seguidos por Marcelo Lopes e Henrique Boabaid, que ainda saíram vitoriosos na categoria Júnior, que também teve Ricardo Fragoso e Caio Rotolo como terceiros colocados.

As 26 duplas brasileiras que correram de sábado até ontem na Lagoa dos Esteves enfrentaram ventos fracos a médios. “São condições bem menos cansativas do que velejar com vento forte, só que exigem muita técnica”, explica Rogério Capella, também do ICSC, vice-campeão na Máster com o parceiro Wallace Ferreira Lobo Júnior.

“Foram resultados excelentes e mostra que nossas duplas, tanto as mais antigas quanto as formadas recentemente, estão muito afinadas”, comemora o capitão da flotilha de Snipe em Florianópolis, Roberto Salles, o Bichinho, que terminou o Sul-brasileiro em 11º lugar no geral com Henrique Blasi. Bichinho já está às voltas com a organização do Campeonato Brasileiro da classe, que movimentará a capital catarinense entre os dias 23 e 30 de janeiro do próximo ano.

FONTE: DIVULGAÇÃO ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE

sábado, 5 de setembro de 2009

SNIPE NA RAIA EM IÇARA!!!! É O SUL-BRASILEIRO DA CLASSE - UM ESQUENTA PARA O BRASILEIRO QUE VAI SER EM FLORIPA


Oito duplas de Florianópolis, representantes do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, estão garantidas para o Sul-brasileiro de Snipe, competição que acontece de sábado a segunda-feira (7 de setembro) em Içara, Sul de Santa Catarina. A expectativa é que uma média de 70 velejadores esteja em 35 barcos na raia da Lagoa dos Esteves para correr um máximo de três regatas por dia.

Os trabalhos estarão concentrados no Iate Clube Veleiros da Lagoa, com início às 13 horas no sábado e às 11 horas nos outros dois dias. Os primeiros três colocados serão premiados na classificação geral e nas categorias Máster, Júnior, Feminina e Mista.

“Dessas oito duplas que viajam para o Sul-brasileiro, seis estão começando agora, o que mostra o crescimento da classe na cidade. Como o campeonato tem um alto nível técnico, será uma excelente oportunidade de treino para o Brasileiro”, declara o capitão da flotilha em Florianópolis, Roberto Salles, o Bichinho. O Campeonato Brasileiro será na capital catarinense, entre os dias 23 e 30 de janeiro de 2010.

As duplas campeã e vice-campeã catarinense, Felipe Linhares/Eduardo Beirão e Alex Juk/Piero Furlan estão entre as oito de Florianópolis que participam da competição em Içara, assim como os terceiro e quarto colocados no Estadual, Ricardo Grassmann/Lisiane Geisler e Alexandre Back/Jaqueline Vasconcellos Back.

“O Sul-brasileiro é sempre uma competição que exige bastante empenho”, reconhece o campeão Felipe Linhares, o Fipa. As outras quatro duplas que defenderão a capital são: Roberto Salles/Henrique Blasi, Rogério Capella/Wallace Ferreira Lobo Júnior, Ricardo Fragoso/Caio Rotolo e Marcelo Lopes/Arthur Lopes.

FONTE:ICSC/JENI ANDRADE

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

REGATA DO DIVINO - VELEIROS PARTEM ABENÇOADOS PARA O MAR




Abençoados e com uma bandeira diferente tremulando no estai de popa, os veleiros de Florianópolis partirão ao meio-dia do próximo sábado (5 de setembro) para uma competição das mais inusitadas, que não conta ponto para campeonato algum e ainda oferece prêmios, digamos, um tanto estranhos: farinha, cocada, cachaça e pão, além de um presente aos participantes, que os organizadores preferem manter em segredo. Será a 2ª Regata do Divino, evento da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, que acontece desde 1754 na comunidade de Santo Antônio de Lisboa.

A Bandeira do Divino é item obrigatório no barco e ninguém parte sem a bênção do padre da Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, anunciada pelo sistema de alto-falantes da festa. “Ganhei ano passado? Nem lembrava! Importante mesmo é participar”, disse o comandante do veleiro Revanche, Celso Faria, vencedor de 2008 na RGS Geral, animado para mais uma divina regata. Já que o espírito é de festa e integração e que ninguém embarca para brigar por um título, os barcos são divididos em apenas duas classes, sem divisões: ou correm na RGS Geral, inclusive os da ORC Internacional e ORC-Club com as medições devidamente adaptadas, ou na Estreante, caso nunca tenham participado de competição.

A largada será em frente à igreja e a raia estará montada entre este ponto, a Ilha de Ratones Pequeno e a Ponta de Sambaqui, com chegada também em frente à igreja. A premiação seguirá até acabarem as cestas repletas de produtos produzidos na açoriana Santo Antônio de Lisboa, ou seja, dependendo do número de participantes, periga todos saírem com o seu “Kit do Divino”, gentilmente oferecido por Carlos Augusto de Matos, morador de Sambaqui, que estará na raia com o veleiro Feitiço. “Como pensamos em tudo de forma a nos integrar com a festa e a comunidade, a entrega de prêmios também tinha que ser especial”.

A regata é organizada pelos velejadores do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC) em conjunto com a Irmandade do Divino Espírito Santo. Conta com apoios da Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano (FCVO), Associação de Vela de Florianópolis e das marinas Sea Scape, Santo Antônio e Marina Marina.

FONTE: DIVULGAÇÃO ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE

terça-feira, 1 de setembro de 2009

PARABÉNS A GALERA QUE ALÉM DE SE DIVERTIR COM O VENTO E SOL DO FINAL DE SEMANA AINDA SE TORNARAM CAMPEÕES!!!!


Excelentes ventos tornaram o Campeonato Estadual de Monotipos bastante competitivo neste fim de semana na raia de Jurerê, em Florianópolis. O velejador olímpico Bruno Fontes venceu pela sétima vez na Laser Standard, mesmo cansado por ter chegado sexta-feira à noite do Mundial da classe, no Canadá: “Não poderia deixar de prestigiar a vela do meu estado, além do que esta é uma competição importante para a minha carreira”, declarou Bruno.

O heptacampeão gentilmente cedeu a medalha a Victor Gualberto de Oliveira, que está começando na vela, na classe Optimist, e que se desloca de Curitiba para Florianópolis a cada evento: “É uma honra imensa”, resumiu o garoto. “Torço para que ele se torne um grande velejador. O fundamental para isso ele tem, que é gostar de velejar e ser muito perseverante.” Entre 89 velejadores, ambos se deliciaram com os quase 20 nós (36 km/h) de vento nordeste que soprou nos dois dias de sol e temperaturas em torno dos 20 graus.

Como Bruno, a maioria dos participantes defendeu o Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), que sediou a competição organizada pela Federação de Vela do Estado (Fevesc). Entre os velejadores do ICSC também estava a dupla Felipe Linhares e Eduardo Beirão, que comemoraram antecipadamente a vitória no Snipe, já às 12h de hoje (domingo), quando chegaram bem antes que os demais na sede oceânica do clube.

“Como vencemos as três regatas de ontem e uma de hoje, e como um resultado é descartado, desistimos da última para poupar o barco e a vela nova, para não corrermos o risco de estragos às vésperas do Sul-brasileiro, no próximo fim de semana em Içara”, explicou Fipa, que já perdeu as contas de quantas vezes venceu o Estadual. “Foi um excelente treino para esse próximo desafio. E hoje estávamos correndo tão bem, que o fato de eu ter caído na água nem atrapalhou nosso desempenho”, contou Beirão, pela primeira vez campeão catarinense de Snipe.

Com a vitória de hoje, com cinco primeiros lugares, Mario Mazzaferro, do Iate Clube de Porto Belo (ICPB), conta mais uma vitória no Estadual na classe Optimist Veterano: “Foi bem mais legal que o campeonato de março, muito mais disputado”. Seu irmão Luca, campeão na Laser 4.7, concorda: “Sem dúvida foi muito mais estimulante”. Em função das chuvas do final do ano passado, a Fevesc validou o campeonato de 2008 com apenas duas regatas, também por causa do excesso de chuva no início de março deste ano, o que deixou os atletas muito chateados.

O campeão catarinense de Laser Radial, Matheus Dellagnelo, também acha que foi uma competição mais gostosa, porém: “Teve menos vento no último campeonato, o que torna a disputa muito mais dura no Laser”. O vento deste fim de semana foi tão bom, que os trabalhos de hoje, iniciados às 11 horas, terminaram em torno das 13h30 para as dez classes em disputa, após duas regatas.

Confira quem são os primeiros colocados no Campeonato Estadual de Monotipos de Santa Catarina:

Optimist Estreante
1º - Fernando Zommer Alves2º - Rafael Levien Corrêa
3º - Isabella Zimermann Dalsenter

Optimist Veterano
1º - Mario Mazzaferro2º - Flávio Lopes da Costa Neto
3º - Daniel Platt de Matos

Laser Standard
1º - Bruno Fontes2º - Daniel Reis
3º - Flabio Batista

Laser 4.7
1º - Luca Mazzaferro2º - Jorge Grumann
3º - Maria Cristina Boabaid

Laser Radial
1º - Matheus Dellagnelo2º - Henrique Back
3º - Diego Montautti

Snipe
1º - Felipe Schaefer Linhares/Eduardo Beirão 2º - Alex Juk/Piero Furlan 3º - Ricardo Grassmann/Lisiane Geisler

Dingue
1º - Fernando Pereira/Alice Pereira2º - Dionisio Duriex/Marilia Fragoso
3º - Luiz Eduardo Pomar/Fernando Linhares Neto

Byte
1º - Amandio Rampinelli
Hobie Cat 16
1º - Ricardo Halla/Manuela Mendes2º - Marcel D' Almeida/Ana Paula D' Almeida 3º - Rogério Muniz / Paulo Arruda

420
1º - Manuella Moreira/Samirah Bastos