Além de ter sido o primeiro a cruzar a linha de chegada na Regata Solitário de hoje, competição que reuniu 19 velejadores ao longo da Baía Sul de Florianópolis, o Mano’s III, conduzido por Alexandre Back, também venceu a segunda etapa da Copa Flotilha 2009 na classe ORC-Club no tempo corrigido. O Trinta Réis, de Rogério Vasconcellos, foi o campeão na RGS.
Os dois vencedores optaram por buscar o pouco vento do início da prova mais próximos do Continente: “Só quando cheguei no final de Coqueiros foi que resolvi cruzar o canal para a primeira bóia”, conta Back, fita-azul às 15h07min. “Larguei muito bem, mantive a regularidade e melhorei ainda mais meu desempenho quando entrou o vento, da metade até o fim da regata”, diz Rogério, o terceiro a cruzar a linha de chegada.
Carlos Augusto de Matos, que também optou em seguir paralelo ao Continente, chegou com o Feitiço um minuto depois do fita-azul Mano’s III. “Larguei muito mal e não consegui me recuperar a ponto de ultrapassar o Back”, lamenta Guto, que terminou em oitavo lugar da RGS no tempo corrigido.
O segundo colocado na RGS, Guilherme Rupp, que venceu a primeira etapa da Copa, a Regata Ele & Ela do último dia 2, foi outro a utilizar a mesma estratégia dos três primeiros: “Fui infeliz na largada, mas a opção de seguir pelo Continente foi a mais acertada e consegui me recuperar muito bem”, alegra-se. Já o terceiro colocado, Maurity Borges Júnior, conduziu o Neon II pelo meio da raia: “Resolvi arriscar, mas houve momentos em que fiquei parado, sem brisa alguma”, lembra.
Não houve desistências: os 19 velejadores cumpriram o percurso de 14 milhas, largando ao meio-dia das proximidades da Ponte Pedro Ivo Campos com vento muito fraco, e montando a primeira bóia na Ponta da Caiacanga Mirim, na altura da Base Aérea, com um vento um pouco mais animador. A partir daí, a intensidade foi aumentando até bem-vindos 10 nós de sul, que pegou os primeiros barcos na altura da segunda bóia, na Praia Comprida, em São José. Todos passaram com bons ventos pela bóia da Ponta de Coqueiros e também pela linha de chegada, próxima ao Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, que organiza a Copa com a Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano (FCVO).
Fantasy e Nemo, sexto e sétimo colocados na RGS respectivamente, travaram uma bela disputa: “O tempo todo a gente correu junto, um ao lado do outro, e eu perdi por apenas dois segundos de diferença”, conta o comandante do Nemo, Mauro Ribeiro, mais feliz ainda por ter vencido barcos acostumados com as primeiras colocações, como o Vendaval V (10º lugar) e o Zephyrus (11º), que optaram por fazer a primeira parte da regata mais para o lado da Ilha de Santa Catarina e não se deram bem. Eduardo Farias, que pela primeira vez correu sozinho no Euphoria, chegou em 13º lugar, mas só faz agradecer: “Valeu a experiência. É muito interessante ter que fazer tudo dentro de um barco em movimento, o que nos obriga a uma concentração total”. Eduardo promete voltar à Baía Sul para a última etapa da Copa Flotilha, agora com sua equipe para a Regata Tripulação do próximo dia 30.
Confira o desempenho dos 19 barcos e comandantes na Regata Solitário:
ORC-Club
1º - Mano’s III, com Alexandre Back
2º - Mandinga, com Rogério Capella
3º - Best Fellow, com Leonardo Deboni
RGS
1º - Trinta Réis, com Rogério Vasconcellos
2º - Moorea, com Guilherme Rupp
3º - Neon II, com Maurity Borges Júnior
4º - Revanche, com Thiago de Faria
5º - Açores II, com Adalton Novo
6º - Fantasy, com João Peixoto
7º - Nemo, com Mauro Ribeiro
8º - Feitiço, com Carlos Augusto de Matos
9º - Terral, com Gilberto Polli
10º - Vendaval V, com Edmar Nunes Pires
11º - Zephyrus, com Tarcísio Mattos
12º - Rock and Roll, com André Alves
13º - Euphoria, com Eduardo Farias
14º - Blue, com Antonio Moura
15º - Banzai, com Marcio Kuntze
16º - Carino, com Moacir Carqueja
Resultados completos no site http://www.fcvo.com.br/
DIVULGAÇÃO ICSC/JENI ANDRADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário