sábado, 13 de dezembro de 2008
VELEIROS ESTÃO CONTORNANDO A PONTA SUL NA REGATA VOLTA Á ILHA DE SANTA CATARINA
45 barcos na raia
Os primeiros dos 45 veleiros que participam da 40ª Regata Volta à Ilha estão contornando neste momento (13 horas) a ponta Sul de Florianópolis, impulsionados por um vento sul moderado. Na largada, às 10 horas na Baía Sul, o Catuana Kim, que tem André “Bochecha” Fonseca como tático, saiu na frente de todos, mas não demorou para o Mano’s Champ, com Bruno Fontes no timão, tomar a dianteira. O Zeus, timoneado por Felipe Linhares (o Fipa) também passou o Catuana, só que é cedo para arriscar qualquer palpite, já que apenas 20 das quase 80 milhas (144 quilômetros) do percurso ao redor da Ilha foram navegadas. Os três largaram com a esperança de quebrar o recorde do antigo Catuana: 9 horas e 13 minutos em 2003. A disputa entre esses e a maioria dos barcos pode ser acompanhada pela internet (instalar o software Rodocap Yacht Racing 2008 na versão Windows ou Linux, que deve ser baixado do endereço http://www.csp.com.br/).
O veleiro Zephyrus praticamente perdeu a briga pela segunda posição na RGS B para o Vendaval V, pois a tripulação continua tentando dar jeito na esteira da vela grande, que arrebentou. O Açores II é o campeão antecipado nessa classe. Na RGS Cruzeiro, o Terral encalhou e está fora da briga. A Volta à Ilha define os campeões da Copa Veleiros, organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC). Barcos das classes ORC Internacional, ORC-CLUB 600, ORC-CLUB 650, RGS A, RGS B e Cruzeiro contornam toda a Ilha e chegam na Baía Norte, próximo à Ponte Hercílio Luz. Já os barcos da RGS C cumprem um percurso interno de 30 milhas nas baías Norte e Sul, na Regata Ilha do Largo/ Ilha de Ratones. A previsão é que os primeiros barcos completem a prova perto das 20 horas e os demais, nas primeiras horas da madrugada de domingo.
Os campeões da Copa serão premiados na noite de quarta-feira, 17 de dezembro. A 40ª edição da Volta à Ilha de Santa Catarina tem patrocínios da cerveja Stella Artois, Autocap e Net, e conta com apoios do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Fundesporte, da Schaefer Yachts e Marinha do Brasil.
JORNALISTA JENI ANDRADE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário