quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

ACORDO FIRMADO EM 2002 - DEVE SER ATUALIZADO A REALIDADE É COMPLETAMENTE OUTRA...SE LIGA NA VIDA!!! SE LIGA NA SEGURANÇA VELEJADOR DE KITE!

Em 2002 foi criado um grupo para apresentar soluções sobre a questão da segurança da navegação na Lagoa da Conceição... No início era um grupo grande - que acabou sendo improdutivo - e a Procuradora - solicitou que ficassem os representantes de cada segmento e nós fomos escolhidos para representar as Escolas de Vela da Lagoa e também a AVELISC, o LIC e tdos os segmentos de Vela.
Como o fato gerador havia sido um óbito com um velejador de kite - o assunto ficou girando em torno da proibição do kitesurf e do windsurf na Lagoa da Conceição.
Todos os assuntos foram consensados entre as Escola OpenWinds, Windcenter, Estação do Vento e assumimos em nome deste grupo - vários compromissos, já citados no Blog, como por exemplo: A Avenida das Rendeiras seria exclusiva para o pouso e decolagem dos kites - o limite para iniciar a navegação de 200 metros a partir da margem para navegação - aulas - do outro lado da Lagoa, Paraíso ou Antena.
Durante os 6 anos seguintes procuramos incessantemente - manter o acordado - tarefa que nos estressou ao extremo, inclusive com o Adrien Caradec que sempre consideramos como nosso amigo.
Sempre quisemos conversar e resolver os problemas.
Sempre nos disponibilizamos, propondo alternativas para tirar os kites das Rendeiras, e a cada ano a situação foi piorando até chegar a este momento, em que a situação se encontra insustentável.
Não conheço os velejadores mais jovens de kite - e muito menos o rapaz que me empurrou quando eu tirava as fotos - e que me falou que eu "ferrei", acho que com o Adrien que fechou sua empresa por motivos creio administrativos , de gestão ( no período de fechamento da Open Winds nós estavamos completamente fora do ar - e não participamos de nada). - Moço, saiba, se vcê veleja hoje na Lagoa de Kite e tem um negócio com o Kite nas Rendeiras - foi por que fechamos um acordo e assumimos vários compromissos que para mim são de honra.
Não tenho poupado esforços para reverter está situação que acabei me envolvendo por amizade aos meus pares na época, e não vou, se depender de mim, permitir que alguém morra - de bobeira - pq um kitesurfista insiste em velejar em lugar contrário as normas. Isto na minha opinião não seria um acidente - mas deveria ser considerado como homicidio - pois tdo mundo sabe do perigo e desconsidera.

Hoje nos olhos da menina que foi atingida pelo kitesurf - vi terror e medo - o seu corpo estava todo riscado e as pessoas queriam defender e abafar o fato. O acidente foi provocado por uma aluna de outra escola - esta foi a defesa...

Pense...pense e se decida pela vida!!
Pela segurança...
Sempre tentei conversar e sou uma pessoa de dialógo e pacificadora - mas dpois de 6 anos tentando negociar - acho que a minha racionalidade - não me permite mais fantasias que o pessoal vai mudar...
Bons ventos e atenção e respeito a vida dos outros!!!

Neo Ribeiro

Este espaço é aberto a qualquer pessoa que queira defender que o kitesurf na Avenida das Rendeiras e nas margens da Lagoa é seguro...




Nenhum comentário: