domingo, 20 de junho de 2010

MARIO MAZZAFERRO NA LASER!!! ESTRÉIA DE PESO EM JURERÊ - É A GALERA TREINANDO FORTE PARA O BRASILEIRO EM JURERÊ

A segunda etapa da Copa Veleiros de Monotipos reuniu neste sábado, 19 de junho, 41 velejadores de cinco classes na raia de Jurerê, em Florianópolis. O esforço teve que ser um pouco maior por parte de todos, já que os trabalhos deste domingo foram cancelados em função do jogo do Brasil na Copa do Mundo e apenas as três regatas de hoje validaram a competição, sem descarte. Mario Mazzaferro, até alguns meses atrás um dos melhores velejadores de Optimist do Brasil, com vários títulos nacionais e internacionais na classe inicial da vela, debutou hoje com louvor na Laser 4.7, vencendo a competição com dois primeiros e um segundo lugar.


“Venho treinando há um mês, nos fins de semana aqui em Jurerê. O barco é diferente, claro, mas as coisas a serem feitas são basicamente as mesmas que eu tinha que fazer no Optimist”, avalia Mario, atleta de Porto Belo, cidade a 60 quilômetros ao norte da capital catarinense. Em segundo lugar também ficou um velejador que está fazendo as primeiras manobras na Laser 4.7, Flavio Lopes da Costa Neto, com André Servaes em terceiro. Na Laser Radial, o dia foi melhor para o irmão de Mario, Luca Mazzaferro, seguido por Nicolas Carabelli e Maria Cristina Boabaid. Na Standard, os veteranos Flabio Batista, Fábio Pinto da Luz e João Krieger ficaram nas primeiras colocações.

Duas meninas se saíram muito bem na Optimist Veterano. “Bati em um barco na terceira regata e tive que pagar, mas consegui me recuperar, porque os que estavam na frente ficaram brigando entre eles e eu passei todos”, comemora a vencedora das três regatas do dia, Paola Berenhauser. Bruna Medeiros ficou em segundo, com Daniel Platt de Matos em terceiro. Não foi um bom dia para Maria Carolina Boabaid, uma das três velejadoras que representarão o Brasil no Norte-americano de Optimist, de 26 de junho a 4 de julho no Canadá. A atleta de Florianópolis terminou em décimo lugar no geral, e encarou as três regatas deste sábado como um bom treino: “Eu queria muito participar do Norte-americano e estou ansiosa com a viagem, mas prefiro não ficar criando expectativas”.

Na Snipe, a grande novidade desta segunda etapa da Copa Veleiros de Monotipos foi a dupla formada por dois dos mais conceituados atletas brasileiros da classe, Felipe Linhares (o Fipa) e Alex Juk: “Tenho que reconhecer que ficou difícil para os outros competidores do dia”, fala Fipa. A campeã brasileira de Snipe, Larissa Juk, irmã de Alex, formou parceria com Amanda Arcari e terminou em segundo, com Rogério Capella e Wallace Ferreira Lobo Júnior em terceiro.

Como a previsão de vento forte não se confirmou – a intensidade ficou próxima dos 10 nós (18 km/h) – a garotada da Optimist Estreante que frequenta a Escola de Vela do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), organizador da Copa Veleiros de Monotipos, pôde estrear em uma competição e ainda terminar o dia com medalha no peito: “O único problema é que, quando eu corria de popa, tinha que caçar a vela e orçar mais, aí tinha que tomar muito cuidado para o barco não virar”, explica com propriedade a vencedora entre as meninas, Catarina Miguel. Já a preocupação da segunda colocada, Bruna Thirion, era na hora de montar a boia: O vento era médio, mas tinha bastante onda e eu me atrapalhava um pouco”. Rafael Paiva venceu no geral entre os sortudos estreantes: além de o vento não bater muito forte, o dia foi bastante agradável, com sol e temperatura em torno dos 21 graus. A presença de uma tênue bruma tornou a paisagem ainda mais bela em Jurerê.

Nenhum comentário: