Bicho Grilo e Bruxo garantiram vitórias na ORC Internacional e RGS
Ventos constantes de nordeste, com rajadas de até 15 nós (27 km/h), corrente e ondulação favoráveis transformaram a Regata Mário Bernstorff, entre São Francisco do Sul e Florianópolis, em uma excelente velejada. Os dois grandes campeões – Bicho Grilo I na classe ORC Internacional e Bruxo na RGS – cruzaram a linha de chegada domingo em Jurerê, menos de 12 horas depois da largada, às 18 horas de ontem, das proximidades do Cabo João Dias, na saída da barra da histórica cidade do litoral norte de Santa Catarina.
Bicho Grilo I foi o fita-azul, chegando às 5h38, cumprindo o percurso de 70 milhas (126 quilômetros) em pouco mais de 11 horas e meia: “Meu filho diz que eu perdi uma das melhores regatas feitas com o barco. Parece que foi sensacional e que faltou vento apenas na chegada, perto da Ilha do Francês, onde eles ficaram parados por uma hora”, conta o proprietário do barco vencedor na ORC Internacional, João de Deus Assis Filho, que colocou o veleiro nas mãos do filho Roberto Alvarenga Assis.
O Bicho Grilo I é um dos cinco exemplares do modelo GP33 existentes no mundo. Largou entre os dez barcos que concluíram a regata, promovida pela Flotilha Norte Catarinense de Veleiros de Oceano, com organização do Joinville Iate Clube (JIC) e apoio do ICSC. O moderno veleiro de 33 pés, que corre com a bandeira do JIC, permanecerá em Florianópolis para o XXI Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina – Mitsubishi Motors Sailing Week. O mais importante evento da vela de oceano do verão brasileiro, organizado pelo ICSC, começa na próxima quarta-feira e segue até sábado na raia de Jurerê.
O resultado da Regata Mário Bernstorff foi bastante favorável para os três veleiros que representaram o ICSC: Bruxo, Açores II e Nemo, que também participarão do Circuito Oceânico. “Largamos de balão e chegamos com a mesma vela, com bastante velocidade e segurança, acompanhados o tempo todo pela lua cheia. Foi uma maravilha!”, comemora Luiz Carlos Schaefer, comandante do Bruxo, o campeão da RGS, segundo a cruzar a linha de chegada, às 5h53.
O Açores II, comandando por Paulo Schaefer, foi o vice-campeão da disputa na RGS, cruzando a linha de chegada em terceiro lugar, às 7h11. O Nemo, de Mauro Ribeiro Martins, chegou às 8h29 e terminou em terceiro: “Largamos com vento forte; de madrugada a intensidade baixou um pouco e pegamos uma calmaria perto da Ilha do Arvoredo, mas depois o vento voltou e chegamos muito bem”, conta Mauro. A premiação da Regata Mário Bernstorff será na noite de 2 de fevereiro, na solenidade de abertura do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina.
Confira os resultados:
RGS
1º - Bruxo
2º - Açores II
3º - Nemo
4º - Azurro
5º - Mandinga
6º - Hagar
7º - Missionário
8º - Zuriel
9º - Sous Le Vent V
ORC Internacional
1º - Bicho Grilo
FONTE: ICSC
Nenhum comentário:
Postar um comentário