quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

50 BARCOS NO CIRCUITO OCEÂNICO DA ILHA DE SANTA CATARINA - VENTO NORDESTE E MUITO SOL FAZEM A FESTA DAS TRIPULAÇÕES

O XXI Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, a Mitsubishi Motors Sailing Week, começou hoje (quarta-feira) com 50 barcos na raia de Jurerê, disputando a única regata de percurso da competição. A largada foi às 11 horas, das proximidades da sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), organizador deste que é o mais importante evento da vela de oceano do verão brasileiro. Os três representantes paulistas da Super Classe, Touché Super, Land Rover e Loyal Phillips tomaram a dianteira logo no início, com céu azul, vento entre 8 e 10 nós de nordeste e temperatura em torno dos 30 graus, mas a tripulação do Land Rover perdeu muito tempo quando se atrapalhou para baixar o balão na montagem da segunda bóia.

O Loyal Phillips quase ficou fora do primeiro dia de Circuito: “Estamos com problemas no mastro e não sei se vai dar tempo de consertar”, dizia André “Bochecha” Fonseca uma hora antes da largada. Bochecha é membro da equipe permanente de vela olímpica na classe 49er e reforça a tripulação do barco de Ilhabela com o também catarinense Bruno Di Bernardi e o carioca Marco Grael.

Os três barcos da Super Classe, assim como os outros 11 da ORC Internacional e os seis da ORC-Club, cumpriram perto de 46 milhas (82,8 quilômetros) para ir e voltar da Ilha do Xavier, o maior percurso do dia. Os veleiros da BRA-RGS A e B fizeram o percurso médio de ida e volta da Ilha das Aranhas, com cerca de 34 milhas (61,2 quilômetros), e os da BRA-RGS C, HPE, Multicasco e Bico-de-proa somaram aproximadamente 23 milhas (41,4 quilômetros) indo e retornando da Ilha do Mata Fome.

O Bicho Grilo I, que ontem recebeu o troféu de vencedor da Regata São Francisco do Sul – Florianópolis na ORC Internacional, durante a cerimônia de abertura do Circuito Oceânico, hoje não teve sorte e voltou mais cedo do mar. “A ponteira do pau do balão quebrou e também tivermos problemas no leme e não conseguimos nem passar de Ponta das Canas”, informou o tripulante Arthur Lopes.

A 21a edição do Circuito vale para as primeiras etapas dos campeonatos brasileiros de ORC Internacional e ORC-Club e para os campeonatos brasileiros de BRA-RGS e Beneteau First 40.7. De amanhã até sexta-feira, as regatas serão de barla-sota (quando os barcos largam contra o vento), com início ao meio-dia. O evento conta com patrocínio da Mitsubishi Motors do Brasil e apoios da Schaefer Yachts, Delta Yachts, Revista Náutica, Marinha do Brasil e Governo do Estado de Santa Catarina, através do Fundesporte.

Confira a Programação Náutica:
- De 4 a 6 de fevereiro (quinta-feira a sábado) – Regatas de barla-sota a partir das 12 horas
Confira a Programação Social:
- Dia 5 (sexta feira) – Show com a banda Sambatuque a partir das 17h
- Dia 6 (sábado) – Festa de encerramento a partir das 19h30, no P12, em Jurerê Internacional, com cerimônia de premiação
- Todos os dias – Canoa de Cerveja após as regatas e som ambiente com DJ

FONTE DIVULGAÇÃO DO EVENTO

Nenhum comentário: