domingo, 6 de dezembro de 2009

BI FITA AZUL - MANOS CHAMP REPETE 2008 E GANHA A FITA AZUL DA REGATA VOLTA À ILHA



É festa no mar! 50 veleiros deixaram o mar de Floripa ainda mais bonito


O Manos Champ é o fita-azul da Regata Volta à Ilha pelo segundo ano consecutivo. “Largamos bem e só passamos um momento chato na entrada da Barra Sul, quando pegamos uma mudança de vento e os que vinham atrás se aproximaram. No mais, foi tudo muito tranqüilo”, declarou o tático Marcelo “Gusmão” Reitz.
O Manos Champ cruzou a linha de chegada às 21h26min12seg de ontem (sábado). Pouco depois, às 21h44min52seg chegou o Catuana Kim: “Não era vento para o nosso barco. Corremos com 4 a 12 nós, o que é muito pouco”, falou o timoneiro Leonardo Back.
O Zeus ultrapassou o Absoluto na altura da Praia da Lagoinha do Leste e foi o terceiro a cruzar a linha de chegada. “A regata pesou mais na virada da Barra Sul e agora no final, dois momentos em que o vento ficou muito fraco”, disse o timoneiro Felipe Linhares, o Fipa.
Se os primeiros encontraram poucos obstáculos para velejar 135 quilômetros ao redor da Ilha de Santa Catarina, o mesmo não aconteceu para outros barcos. Em torno das 17 horas, uma peça que prende o estai se rompeu no Carino e o mastro veio abaixo, na altura do Pântano do Sul. “Estamos todos bem, mas o susto foi imenso”, falou o comandante Moacir Carqueja, que caiu na água para, com a ajuda dos outros sete tripulantes, deixar o barco em condições de voltar à sede central do Clube. O Homo Erectus também teve problemas com o mastro, que se partiu ao meio.
A 41ª Regata Volta à Ilha, última etapa da Copa Veleiros de Oceano organizada ao longo do ano pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, começou na Baía Sul, nas proximidades da sede central do Clube. A largada aconteceu um minuto depois das 10 horas, em respeito ao falecimento do conselheiro e ex-comodoro Ênnio Carneiro da Cunha Luz há uma semana. O triste fato levou os 50 barcos participantes a correrem com uma tarja preta em sinal de luto.
Os resultados da regata devem sair ainda neste domingo e a premiação será na próxima quarta-feira, dia 9, durante a festa de encerramento da Copa. A Volta à Ilha conta com apoios da CSP Controle e Automação no monitoramento dos barcos via internet, Schaefer Yachts e Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos e da Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina.


NOTA DA ESCOLA: Ser fita-azul é sempre uma honra para as tripulações - é ser o primeiro barco a chegar - agora os resultados dependem da classe onde foi inscrito o veleiro. 

FONTE: ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE 

Nenhum comentário: