Nesta sétima e última etapa da competição organizada ao longo do ano pelo ICSC, Luca Mazzaferro entrou na água com a vitória garantida na Laser 4.7, tanto que acabou correndo os dois últimos dias na Radial, para prestigiar o retorno do amigo Alex Veeren da Holanda. Também campeão antecipado, só que na Optimist Veterano, seu irmão Mario Mazzaferro nem veio de Porto Belo correr.
Foi a primeira vez que a Comissão de Protestos teve que ser acionada durante a Copa: Heitor Koerich da Silveira sentiu-se prejudicado com uma manobra de Rafael Levien Corrêa, que resultou no toque entre os dois barcos da Optimist Estreante. Heitor ganhou a causa, mas a situação não abalou a primeira posição de Rafael na Copa, que manteve a vantagem mesmo empatando em número de pontos (nove) com o segundo colocado, Sandro Henrique. Entre as meninas, venceram as campeãs catarinenses Isabela Dalsenter na Estreante e Maria Carolina Boabaid na Veterano.
O primeiro ano da irmã de Carol na Laser 4.7 não poderia ter sido melhor. Maria Cristina Boabaid chegou a correr o Brasileiro de Optimist e em seguida o de Laser, mas pegou ritmo mesmo na nova classe com as vitórias na Semana de Vela de Buenos Aires e no Sul-brasileiro de Porto Alegre. Tina já estava tão certa da vitória na Copa Veleiros, que também migrou para a Radial nesta última etapa: “Durante o ano a mudança de classe me deixou um pouco insegura, mas não posso reclamar dos resultados. Agora é manter o entusiasmo para as próximas competições, com foco nas Olimpíadas de 2016”.
Nicolas Carabelli venceu na Laser Radial: “Estou muito surpreso. Acabei beneficiado com a alternância de competidores”. A inconstância é tamanha, que o próprio Nicolas vinha correndo na 4.7 nas últimas etapas e nesta acabou em terceiro lugar na Radial, com Alex Veeren em segundo. Ricardo Grasmsnn e Lisiane Geisler venceram na Snipe, uma das classes mais disputadas entre as 10 em jogo, que levou para a raia 17 duplas ao longo do ano.
Os 39 velejadores pegaram um sábado de chuva e um domingo de muito sol, dois dias com temperaturas próximas aos 26 graus e ventos do quadrante sul variando entre 7 e 13 nós (12,5 e 23,5 km/h) na raia de Jurerê. Além de ter sido a última etapa da Copa, as aulas da Escola de Vela de Optimist também terminaram neste final de semana. Antes da premiação dos primeiros colocados da competição, os novos velejadores receberam seus diplomas.
Confira os primeiros colocados na Copa Veleiros de Monotipos 2009:
OPTIMIST ESTREANTE
1o- Rafael Levien Corrêa
2o- Sandro Henrique
3o- Fernando Zomer Alves
OPTIMIST VETERANO
1o- Mario Mazzaferro
2o- Flavio Lopes Da Costa Neto
3o- Daniel Platt De Matos
LASER STANDARD
1o- Edmundo Grisard
2o- Estevão Cardoso de Almeida
3o- Fabio da Luz
LASER RADIAL
1o- Nicolas Henrique Carabelli
2o- Matheus Dellagnelo
3o- Guilherme Pereira
LASER 4.7
1o- Luca Mazaferro
2o- Maria Cristina Boabaid
3o- Eduardo Beirão
SNIPE
1o- Ricardo Grasmsnn / Lisiane Geisler
2o- Alex Juk / Piero Furlan
3o- Alexandre Back / Jacqueline de Vasconcellos Back
420
1o- Manuella Moreira / Samirah Bastos
2o- Lorena Krueger / Cristina Krueger
3o- Amanda Arcari / Helena Gondin
470
1o- Rodrigo Boabaid / Jeroen Servaes
2o- Rodolfo Sorrea / Jeroen Servaes
3o- André Servaes / Rodolfo Correa
Hobie Cat
1o- Ricardo Halla / Marcela Mendes
2o- Marcel D´Almeida / Ana Paula D´Almeida
Dingue
1o- Dionísio Durieux / Michel Durieux
2o- Bernardo Duriex / Marilia Fragoso
3o- Lucio Fonseca De Araújo / Miriam D. Araujo
FONTE: ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE –
Nenhum comentário:
Postar um comentário