domingo, 11 de outubro de 2009

DE FLORIANÓPOLIS A ITAJAI - FOI A REGATA MAREJADA QUE FEZ A FESTA NO MAR NESTE SÁBADO

Feitiço cheio de charme - fita azul da Marejada

Ventos soprando de leste a nordeste com rajadas de até 15 nós (quase 30 km/h) conduziram a 6ª Regata Marejada do jeito que todo velejador gosta. “Disparamos na frente logo depois da largada, traçamos o rumo e viemos direto, sem precisar de nenhum bordo”, comemorava Carlos Augusto de Matos ainda no trapiche do Saco da Fazenda, onde as 21 tripulações foram recepcionadas com muito espetinho de atum, ova de abrótea e chope.
O fita-azul da 7ª etapa da Copa Veleiros de Oceano, competição do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), fechou os 61 quilômetros de mar entre Florianópolis e Itajaí em 6h31, a Regata Marejada mais rápida já corrida pelo Feitiço, que terminou em quarto lugar da RGS A no tempo corrigido. A vitória nessa classe ficou com o Homo Erectus na terceira vez em que foi colocado no mar para uma competição: “Estamos começando a acertar e hoje andamos muito bem. Deu tudo certo principalmente porque fomos eficientes na troca das duas genoas e depois do balão”, contou o comandante Luciano Moreira, que tem filho e filha como tripulantes.
O terceiro lugar do Jandai na RGS C, veleiro de Balneário Camboriú que havia disputado apenas uma competição, foi outra bastante comemorada, apesar de ter sido o barco a fechar a raia, às 18h44. “No momento da largada ficamos um pouco preocupados porque não tinha um bom vento, mas depois as condições melhoraram e seguimos firmes”, disse o feliz comandante Joaquim Vanhoni.
Briga boa aconteceu entre o primeiro e segundo colocados da RGS B. Mesmo com a vitória garantida no tempo corrigido, os tripulantes do Vendaval V não gostaram nada de ver o Zephyrus ultrapassá-los praticamente na linha de chegada, passando na frente com oito segundos de vantagem: “Bateu uma rajada perfeita para o barco deles e não teve jeito de segurá-los. Eu realmente fiquei muito nervoso com a situação, porque o ideal seria a gente vencer também no real”, lamentou Gustavo Pires.
Em seis anos de Regata, esta foi a primeira vez que a cerimônia de premiação saiu dos pavilhões da Marejada – tradicional festa portuguesa de outubro em Santa Catarina – e foi feita no local de chegada dos barcos, na praia do Saco da Fazenda. Além do cardápio com sabor de mar, os velejadores ainda contaram com a animação da Banda Marejada na festa organizada pela Associação Náutica de Itajaí (ANI), parceira do ICSC desde a primeira edição do evento, que ainda contou com a Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano (FCVO) na organização. A 6ª Regata Marejada contou com patrocínios da Itacorda, Tintas International e Rádio Naval Eletrônica, além de apoios da Prefeitura e da Fundação Cultural de Itajaí.
Confira o desempenho dos inscritos na 6ª Regata Marejada, 7ª etapa da Copa Veleiros de Oceano:

ORC Internacional:
1º - Mandinga

ORC-Club:
1º - Super Pimpo

RGS A:
1º - Homo Erectus
2º - 5 los Niños
3º - Rock and Roll
4º - Feitiço
5º - Taura I
Maskote - Desistente

RGS B:
1º - Vendaval V
2º - Zephyrus
3º - Nemo
4º - Açores II
5º - Karkará

RGS C:
1º - Euphoria
2º - Banzai
3º - Jandai

RGS Cruzeiro:
1º - Bom Abrigo
2º - Carino
3º - Blue
4º - Maresia
5º - Trylim
6º - Bulimundu


Fonte: ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE - Crédito imagem: Rafael Medeiros Sperb/Divulgação

Nenhum comentário: