sábado, 31 de outubro de 2009

GALERINHA 2016 DE SANTA CATARINA NO SUL-BRASILEIRO DE LASER QUE COMEÇA HOJE EM PORTO - MANDEM NOTÍCIAS...

GALERINHA 2016 TREINANDO O POPA EM PORTO...


Santa Catarina participa do Campeonato Sul-brasileiro de Laser com seis velejadores, de amanhã (sábado) até segunda-feira (2 de novembro) em Porto Alegre. Guilherme Pereira corre na Radial, e a 4.7 conta com Nicolas Carabelli, André Servaes, Amanda Arcari e Maria Cristina Boabaid, todos do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC).

Tina participa da disputa em águas gaúchas entusiasmada com o excelente desempenho na Semana de Vela de Buenos Aires, onde venceu na categoria Feminino e terminou em terceiro no geral da 4.7: "Estou bastante disposta e espero ficar de novo entre os três primeiros colocados", deseja.

Luca Mazzaferro, do Iate Clube de Porto Belo, também é presença garantida na 4.7. Ele e os velejadores do ICSC nessa classe serão acompanhados de perto pelo treinador Leonardo Santos nessa competição que tem quase 60 velejadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
FONTE: ICSC/JENI ANDRADE - IMAGENS: LEO SANTOS

terça-feira, 27 de outubro de 2009

COM UMA ESCALAÇÃO DE PESO - ZEUS NÃO DEU A MINIMA PARA O CONTRAVENTO - APROVEITOU O POPA E LEVANTOU O TROFÉU DA SANTOS-RIO

Felipe Linhares, Guilherme Rupp, Roberto Salles, Ildefonso Witoslawski Júnior, Alexandre Back, Eduardo Metz, Marcus Jardim e o Comandante Vandresen

O veleiro Zeus, único representante catarinense na 59ª Regata Santos-Rio, venceu nas classes ORC Internacional 600 e First 40.7 esta que é a mais importante competição de percurso da vela de oceano brasileira. Depois de partir na tarde da última sexta-feira das proximidades da Praia do Gonzaga, o barco com bandeira do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, de Florianópolis, cruzou a linha de chegada na frente dos concorrentes às 6h45 deste domingo.

“Foi uma regata muito dura, em contravento praticamente o tempo todo, com exceção da madrugada de sexta-feira para sábado, quando pegamos um vento favorável e conseguimos aproveitar ao máximo, minuto a minuto”, comemora o comandante Inácio Vandresen. O velejador catarinense voltará do Rio de Janeiro como tricampeão da Santos-Rio. Em 1999 e 2000 ele venceu a competição comandando o Scirocco.
As alterações feitas no barco para diminuir o peso e torná-lo mais competitivo foram fundamentais para o excelente desempenho do Zeus, além dos competentes tripulantes. Os velejadores Felipe Linhares (o Fipa), Guilherme Rupp, Roberto Salles (o Bichinho) e Ildefonso Witoslawski Júnior já haviam contribuído para a vitória do Zeus na Regata Olivos-Florianópolis de fevereiro deste ano. Alexandre Back, Eduardo Metz e Marcus Jardim completaram a equipe vitoriosa deste fim de semana.

Zeus ficou à frente de três Beneteaus com tripulações cariocas. Bijupirá e Marlim, ambos da Marinha do Brasil, chegaram em segundo e terceiro lugares. O Ventaneiro, de Renato Cunha, vencedor da última Semana de Vela de Ilhabela nas duas classes, terminou na quarta colocação.

O primeiro dos 30 barcos participantes a cruzar a linha de chegada nessa regata de 200 milhas (360 quilômetros) foi o Sorsa, que no tempo corrigido da ORC Internacional 500 perdeu para o Loyal Red Nose, com o catarinense André Fonseca, o Bochecha, na função de tático. Agora, a expectativa de todos fica em torno do 40º Circuito Rio, que acontece da próxima sexta-feira até domingo na Baía de Guanabara: “Como a vitória de hoje conta pontos, largaremos com vantagem”, anima-se ainda mais o campeão Vandresen.

JORNALISTA JENI ANDRADE

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

LARGADA ÀS 12H15M - ZEUS NO MAR!!! É A TRADICIONAL REGATA SANTOS-RIO - BONS VENTOS!!!!

A expectativa é grande, em Floripa neca de vento...

Santa Catarina estará representada na tradicional Regata Santos-Rio com o veleiro Zeus. A largada será às 12h15 de amanhã (sexta-feira), nas proximidades da Praia do Gonzaga em direção à entrada da Baía de Guanabara. A previsão é que o Beneteau 40.7 comandado por Inácio Vandresen complete as 200 milhas (360 quilômetros) entre o litoral paulista e o carioca em 48 horas.
"Fizemos algumas mudanças para diminuir o peso e tornar o barco mais competitivo", conta Vandresen, vencedor da Santos-Rio em 1999 e 2000 quando ainda comandava o Scirocco. Outros sete velejadores estão com Vandresen na tentativa de trazer mais um título para a vela de oceano catarinense. Quatro deles ajudaram o Zeus a tornar-se campeão da Regata Olivos-Florianópolis em fevereiro: Felipe Linhares (o Fipa), Guilherme Rupp, Roberto Salles (o Bichinho) e Ildefonso Witoslawski Júnior.
Alexandre Back, Eduardo Metz e Marcus Jardim completam o time, que permanece no Rio de Janeiro para conduzir o Zeus no 40º Circuito Rio. O desafio que o barco do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC) terá logo após a Santos-Rio será disputado entre 30 de outubro e 1º de novembro na Baía de Guanabara.
 
 
FONTE: ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

IMAGEM DO DIA: LAGOA COM JEITO DE PRIMAVERA - ATRAI OS AMIGOS

Leo e Helen curtiram um velejo maneiro na Lagoa cheia de sol.
Finalmente a Lagoa com jeito de primavera !

terça-feira, 20 de outubro de 2009

DE OLHO EM 2016 - TINA BOABAID - LARGA NA FRENTE!!! DETERMINAÇÃO NÃO ESTÁ FALTANDO...SÃO AS MENINAS NO LEME!! NOSSSSA ESTAMOS NA MAIOR TORCIDA!!

Tina Boabaid - sem medo de ser feliz!!!
Parabéns meninas!!!
A catarinense Maria Cristina Boabaid venceu a 14ª Semana de Vela de Buenos Aires na categoria Feminino da Laser 4.7. No geral da classe, a velejadora do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), de Florianópolis, terminou em terceiro lugar entre 25 competidores, ficando atrás do campeão Esteban Echeverria Jaramillo e do vice Antonio Rojas. "Como os cinco primeiros colocados foram premiados, fiquei entre quatro colombianos", conta, lembrando dos aplausos de domingo (18 de outubro) – último dia do evento – para a única brasileira na disputa.
Os dois primeiros colocados colombianos somaram 20 pontos. Depois de batalhar muito para fechar três primeiros lugares, um segundo, dois terceiros, dois quartos e dois sextos, Tina Boabaid sustentou com folga a terceira posição, ficando com 31 pontos contra 55 do quarto colocado, Jacobo Porto. "A vitória na última regata foi a mais emocionante, porque eu estava em sexto lugar, me esforcei muito para vencer a forte correnteza e consegui fechar a competição com chave de ouro".
Hoje (terça-feira), a velejadora já treina forte na raia de Jurerê para a 6ª etapa da Copa Veleiros de Monotipos, que acontece no próximo fim de semana, organizada pelo ICSC. Dia 28 ela segue para o Sul-brasileiro de Laser, em Porto Alegre. Sua agenda de competições está fechada até final de 2010 e a maratona deve ser intensa até 2016, já que a atleta de 14 anos de idade, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, pretende disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro: "Sei que tenho muito trabalho pela frente, mas estou bastante confiante, já que comecei minha preparação com o pé direito, com esse excelente resultado na Argentina".

OPTIMIST TAMBÉM MARCA PRESENÇA E BRASILEIROS VENCEM NO MASCULINO E FEMININO


CLAUDIA MAZZAFFERO REPETE O RESULTADO DE TINA BOABAID E VENCE FICANDO EM TERCEIRO NA GERAL NA CLASSE OPTMIST-


A 14ª edição da Semana de Vela de Buenos Aires, considerada a mais importante competição de monotipo da América do Sul, reuniu 1.047 velejadores de 13 países disputando 19 classes. Os primeiros colocados na Optimist também são brasileiros. O paulista Gabriel Elstrodt venceu Mario Mazzaferro, do Iate Clube de Porto Belo, também de Santa Catarina, e a prima de Mario, a paulista Claudia Mazzaferro, terminou em terceiro.
 
FONTE: ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE - FOTO:
Crédito: Matias Capizzano

domingo, 18 de outubro de 2009

ZIRIGUIDUM - ZIRIGUIDUM GALERA!!! MANDEM NOTÍCIAS!!!

Equipe Ziriguidum da Tractebel - movimentou o inverno - verdadeiros heróis - chuva, frio e neblina...mas que disposição!!!
Anderson da Sulbrasilis - no comando da equipe - dando as intruções...
novidade para alguns - estes caiaques - não são brinquedo não....

olhando de fora - e com uma ajudinha...até que dá...
as viradas - são comuns...e nas águas geladas - não deve ter sido fácil!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

DE OLHO NA ÁGUA: MENINAS NO LEME - TINA BOABAID MANDADO VER EM BUENOS AIRES - NO OPTIMIST MARIO MAZZAFFERO CAÇA A VELA E TÁ LEVANDO O TÍTULO

Ela não é fraca, não!!!...em Búzios o Mundial velejou como gente grande - será??? Estamos na maior torcida...

A Semana de Vela de Buenos Aires é considerada a mais importante competição de monotipo da América do Sul. Esta 14ª edição reúne 1.047 velejadores de 13 países disputando 19 classes.

Com oito regatas realizadas e um descarte, a catarinense Maria Cristina Boabaid, de 14 anos de idade, sustenta a terceira posição entre os 25 velejadores que disputam a 14ª Semana de Vela de Buenos Aires na classe Laser 4.7. Única brasileira na disputa, Tina soma 21 pontos com uma boa diferença em relação ao quarto colocado, o argentino Nicolas Archetti, que está com 42 pontos.
A diferença da velejadora do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha em relação aos dois primeiros colocados, ambos colombianos, é pequena: Esteban Echeverria Jaramillo tem 13 pontos e Antonio Rojas, 16. Nas sete regatas válidas, Tina Boabaid fez dois primeiros lugares, um segundo, dois terceiros, um quinto e um sexto. A competição recomeça amanhã (sábado) e termina no domingo (dia 18), com mais seis regatas.

Na Optimist, os primeiros colocados também são brasileiros. Mario Mazzaferro, do Iate Clube de Porto Belo (também de Santa Catarina), está em primeiro, seguido por Gabriel Elstrodt e pela prima Claudia Mazzaferro, ambos de São Paulo.


FONTE: ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE

GALERA DO WINDSURF NÃO QUER NEM SABER DE TEMPO RUIM...TEM CAMPEONATO ROLANDO EM TDO QUE É LADO...BONS VENTOS!!!




Aviso de Regata
2ª Etapa do Ranking Estadual 2009
da ACW de WAVE
Praia de Ibiraquera/Imbituba /Santa Catarina /Brasil


INFORMAÇÕES GERAIS

Data : 24 e 25 de Outubro de 2009
Local: Kauli Seadi Wind Club
Sede: Kauli Seadi Wind Club

Organização: ACW – ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE WINDSURF

Supervisão: FEVESC – Federação de Vela de Santa Catarina e ACW -Associação Catarinense de Windsurf

INSTRUÇÕES GERAIS

1 - REGRAS
1.1 - As baterias serão disputadas sob as regras da PWA, as determinações CBVM, o aviso de regata e estas instruções.
1.3 - A organizção poderá adotar modificações às regras com a finalidade de garantir a qualidade e segurança do evento.

2 – HABILITAÇÃO
2.1 - Os velejadores deverão estar filiados à ACW 2009, podendo regularizarem-se no ato da inscrição.
2.2 - O atleta que se filiar a ACW receberá um Kit contendo: 1 camiseta da ACW; 1 adesivo; 1 carteirinha.
Valor da Filiação: R$ 50,00 reais.

3 – NUMERAL
3.1 – Não será obrigatório o uso de numeral nas velas.

4 – CATEGORIAS / CLASSE / MODALIDADE
4.1 – Categorias:Open, Feminino, Master , Gran máster e Junior
4.2 - O evento abrangerá competições na classe funboard modalidade (Wave)


5 - ÁREA DE COMPETIÇÃO
5.1 - As baterias serão disputadas no local identificado por bandeiras fixadas na praia.


6 - INSCRIÇÕES
6.1 - Não haverá limite no número máximo de inscrições.
6.2 - O valor da inscrição no local do campeonato será de R$ 30,00
6.3 - As inscrições estarão encerradas na largada da primeira bateria.

7 - PREMIAÇÃO
7.1 - Serão oferecidos medalhas aos melhores colocados de todas as categorias.

8 - VENTO - CONDIÇÕES MÍNIMAS
8.1 - Wave - A intensidade do vento não deverá situar-se abaixo de 08 nós na área de competição.

9 - EQUIPAMENTO
9.1 - Funboard (Wave) - Não há especificação quanto ao tipo de equipamento.

10 - AVISO AOS COMPETIDORES
10.1 - Avisos aos competidores serão afixados no quadro oficial de avisos localizado no local do evento.
10.2 - Avisos de mudança no programa poderão ser feitos a qualquer momento pelo sistema de som local.
10.3 - É dever de todo velejador observar as informações contidas no quadro de avisos.

11 - ALTERAÇÃO DAS INSTRUÇÕES DE REGATA
11.1 - Qualquer alteração das instruções de regata será afixada até às 9:00 horas do dia em que estarão em vigor, exceto alterações no programa de baterias, que poderá ser alterado a qualquer momento pelo Head Judge.

12 - SINAIS EM TERRA
12.1 - Serão expostos em mastro localizado à frente do Palanque.


13 - RESPONSABILIDADE
13.1 - A comissão organizadora, as entidades envolvidas e o patrocinador não se responsabilizarão por prejuízos materiais ou pessoais dos participantes ou de terceiros. A decisão de partir ou continuar na competição será de exclusiva responsabilidade de cada velejador.


INSTRUÇÕES EXTRAS PARA PERFORMANCE NAS ONDAS
1- Validade
1.1 - Está prevista realização de 4 (quatro) double elimination completa para o wave. O campeonato será válido com a realização de apenas 1 série de chaves dentro da single.

2- Interferência na onda
Será computada uma onda com nota zero.
Nota 1: Será entendido como interferência o ato do velejador a sotavento sem a preferência da onda impedir o desempenho do seu adversário.

3 – Sistema de Avaliação
3.1 No Wave as baterias poderão ser de 4 velejadores com 2 vencedores, ou 2 velejadores com 1 vencedor. A duração de cada bateria será definida pelo Head Judge, tendo como parâmetro, 8 minutos de duração em condições normais, sendo que a semifinal e a final poderão ter de 10 a 12 minutos cada.
3.2 - A classificação final é determinada pelo sistema de chaves Double Elimination, cada bateria é disputada e avaliada por tres juizes, vence aquele que for apontado como vitorioso por dois ou mais juizes. Será adotado o critério de desempate da PWA. Vence o velejador com a maior nota em onda.

4 – Sinalização de baterias ( BANDEIRAS )

Amarela hasteada - Atenção 2 min para o inicio da bateria
Desce a amarela após um minuto

Verde hasteada - inicio de bateria
Desce a verde faltando 1 minuto para o termino da bateria

Bandeira amarela hasteada – término de bateria, dois minutos para o inicio da próxima bateria.

Bandeira Preta - Anulação da bateria ....3 sinais sonoros
Quando anulada uma bateria será utilizada a bandeira recon.
O reinicio do procedimento será com a bandeira amarela

5 – Critérios de julgamento e avaliação.
5.1 - Conforme as condições de (vento e onda). O head judge determina quantos pulos e quantas ondas valem, e o peso para cada apreciação ( será fixado no quadro de avisos )
5.2 -Quantidade e Pesos mais comuns - Wave
Onda - normalmente valem as 3 melhores ondas e o peso é 3
Pulo - normalmente valem os 3 melhores pulos e o peso é 2
Impressões gerais - ( transições, consistência, coragem, estilo) - normalmente utiliza-se peso 1.

Boa sorte a todos,

Cláudio Ciampolini
Presidente
ACW
Associação Catarinense de Windsurf
www.acw.esp.br




quinta-feira, 15 de outubro de 2009

MEMÓRIA: BRUNO DI BERNARDI É CAMPEÃO NA FRANÇA

Bruno Di - nós somos absolutamente fãs do Bruno, desde sempre - e achamos que memória é história, então vale a notícia!!! Parabéns!!!!

O catarinense Bruno Di Bernardi e o francês Leonel Pellegrino foram os grandes campeões da Regata Duc d'Albe 2009, competição que aconteceu no último fim de semana (26 e 27 de setembro), reunindo mais de cem catamarãs em Hyères. Além de vencerem na classe F18 e na categoria Hobie Tiger, eles também ficaram em primeiro lugar entre todos no tempo corrigido.
A dupla enfrentou dois dias de fortes rajadas na raia da cidade francesa: "Além de o vento mudar muito de posição, o percurso foi bastante cansativo, com 30 milhas (54 quilômetros) e várias ilhas e cabos a serem contornados", conta o timoneiro Di Bernardi. Segundo ele, o excelente desempenho da dupla se deve à sua experiência e ao conhecimento do proeiro em relação ao local. "O Pellegrino nunca tinha velejado nessa classe, mas conhece muito bem a raia".


Leonel Pellegrino é técnico da equipe francesa de vela e Bruno Di Bernardi, professor da Escola de Vela do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha. O catarinense foi quatro vezes campeão brasileiro de Hobie Cat 14, três vezes de Tornado e uma vez campeão sul-americano de Hobie Cat 16.


 
FONTE: ICSC: JORNALISTA JENI ANDRADE

terça-feira, 13 de outubro de 2009

CAMISA DE LYCRA MANGA LONGA - LANÇAMENTO DA VIF

A VIF ao comemorar 6 anos de atividade - sempre desenvolvendo roupas técnicas e de olho no vento - está lançando seus novos modelos de camisa de lycra.

É momento de alegria para nós, pois enfrentamos com sucesso momentos decisivos na nossa vida, pessoal e profissional.

Obrigada aos amigos que nos apoiaram, aos nossos clientes que sempre acreditaram e respeitaram o nosso trabalho...

estamos de volta...

Ai galera!!!

... afinal é VIF por que tem vento....

WINDSURF FORMULA EXPERIENCE - JÁ TEM SEU CAMPEÃO BRASILEIRO - PARABÉNS MORRONE!!!!

Para conquistar o título Marcello enfrentou ventacas e calmarias. Parabéns!!!


Marcello Morrone passou à frente de Mateus Isaac na última regata e garantiu, hoje (segunda-feira) em Florianópolis, o título de campeão brasileiro de Formula Experience (FE). "Acho que minha constância, correndo bem com vento fraco, médio e forte, foi o que determinou minha vitória", comemora o brasiliense. O 4º Campeonato Brasileiro desta nova classe do Windsurf começou sábado na raia de Jurerê.
A vitória de Morrone com nove pontos foi apertada. O paulista Mateus Isaac estava em primeiro até ontem (domingo) e perdeu a liderança por apenas um ponto, terminando com 10: "Tive problemas na quilha e isso me prejudicou um pouco, mas estou muito contente em ter corrido nessa raia que é muito boa". A diferença do terceiro colocado em relação ao segundo também foi pequena: Luiz Fernando de Souza, o Urubu, somou 12 pontos.
O capixaba Urubu migrou para a FE há apenas seis meses e nem conhecia Florianópolis. Pegou vento fraco nas duas regatas de sábado, entre 8 e 10 nós de norte a nordeste; médio nas quatro de ontem, com rajadas de 15 nós também de norte a nordeste; e vento sul da única regata de hoje, que bateu os 20 nós e ainda veio acompanhado de chuva e um frio próximo dos 15 graus.
"Com condições de tempo tão adversas, o nível técnico foi lá em cima e o campeonato ficou perfeito. Conseguimos realizar um número de regatas que permitiu dois descartes, o que é muito bom", avalia o campeão mundial Alexandre Neves, conformado com o sétimo lugar, já que entrou na água mais preocupado com a organização do evento junto com o Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), que sediou a competição na sede oceânica.
Um total de 34 atletas de sete estados participaram do Campeonato em Jurerê. Além da categoria Geral, outras oito estavam em jogo: Júnior 15, Júnior 17, Sênior, Máster, Gran Máster, Feminino, Leve e Pesado. A gaúcha Ana Sofia Belloli foi a única mulher encarando o desafio e terminou em 17º no Geral.
Esta quarta edição do Campeonato Brasileiro de FE contou com patrocínios da Mac Consultoria Empresarial, Gol Linhas Aéreas e Panvel Farmácias. A supervisão foi da Associação Catarinense de Windsurf (ACW), Federação de Vela do Estado de Santa Catarina (Fevesc), Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) e Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM). Também recebeu apoios da Toureiro Sail, Camboriú Wind, Plastkolor e Wind Bra.
 
JORNALISTA JENI ANDRADE/IMAGEM: Cláudia Morrone

domingo, 11 de outubro de 2009

BRASILIENSES LIDERAM - WINDSURF FORMULA EXPERIENCE EM JURERÊ - E OLHA QUE HOJE DEU VENTO PARA NINGUÉM BOTAR DEFEITO!!!!

O vento não está soprando...está roncando alto - festa em Jurerê


Após seis regatas, os brasilienses Mateus Isac e Marcello Morrone estão em primeiro e segundo lugares no 4º Campeonato Brasileiro de Formula Experience (FE). A competição, última etapa do ranking 2009 desta classe do Windsurf, acontece até amanhã (12 de outubro) em Jurerê, Florianópolis. Na terceira colocação está o capixaba Luiz Fernando de Souza, o Urubu: “Espero terminar entre os cinco primeiros, apesar de estar conhecendo a raia somente agora”, revela o velejador que há apenas seis meses migrou para a FE.

Um total de 34 atletas de sete estados estão em Jurerê, sediados na sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), organizador do evento. Eles estão divididos nas categorias Geral, Júnior 15, Júnior 17, Sênior, Máster, Gran Máster, Feminino, Leve e Pesado. Ana Sofia Belloli é a única mulher encarando o desafio: “É um momento para testar meus limites e tentar me superar, já que não há dúvidas de que os homens levam vantagem”, fala a gaúcha da Raia 1 Escola e Clube de Windsurf, de Porto Alegre.

Ontem (sábado) aconteceram apenas duas das quatro regatas programadas, pois o vento surgiu somente a partir das 14 horas, entre 8 e 10 nós, de norte a nordeste. As quatro regatas de hoje (domingo) começaram perto do meio-dia e terminaram em torno das 16h30, com um excelente vento de 15 nós, também de norte a nordeste. “A previsão é amanhã um bom vento sul esteja batendo em torno das 11 horas, quando a primeira das últimas quatro regatas deve começar”, informa o presidente da Comissão de Regatas, Eduardo Pires, o Pirão.

Esta quarta edição do Campeonato Brasileiro de FE conta com patrocínios da Mac Consultoria Empresarial, Gol Linhas Aéreas e Panvel Farmácias. A supervisão é da Associação Catarinense de Windsurf (ACW), Federação de Vela do Estado de Santa Catarina (Fevesc), Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) e Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM).

FONTE: ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE - Foto: (Crédito Kriz Sanz)

DE FLORIANÓPOLIS A ITAJAI - FOI A REGATA MAREJADA QUE FEZ A FESTA NO MAR NESTE SÁBADO

Feitiço cheio de charme - fita azul da Marejada

Ventos soprando de leste a nordeste com rajadas de até 15 nós (quase 30 km/h) conduziram a 6ª Regata Marejada do jeito que todo velejador gosta. “Disparamos na frente logo depois da largada, traçamos o rumo e viemos direto, sem precisar de nenhum bordo”, comemorava Carlos Augusto de Matos ainda no trapiche do Saco da Fazenda, onde as 21 tripulações foram recepcionadas com muito espetinho de atum, ova de abrótea e chope.
O fita-azul da 7ª etapa da Copa Veleiros de Oceano, competição do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), fechou os 61 quilômetros de mar entre Florianópolis e Itajaí em 6h31, a Regata Marejada mais rápida já corrida pelo Feitiço, que terminou em quarto lugar da RGS A no tempo corrigido. A vitória nessa classe ficou com o Homo Erectus na terceira vez em que foi colocado no mar para uma competição: “Estamos começando a acertar e hoje andamos muito bem. Deu tudo certo principalmente porque fomos eficientes na troca das duas genoas e depois do balão”, contou o comandante Luciano Moreira, que tem filho e filha como tripulantes.
O terceiro lugar do Jandai na RGS C, veleiro de Balneário Camboriú que havia disputado apenas uma competição, foi outra bastante comemorada, apesar de ter sido o barco a fechar a raia, às 18h44. “No momento da largada ficamos um pouco preocupados porque não tinha um bom vento, mas depois as condições melhoraram e seguimos firmes”, disse o feliz comandante Joaquim Vanhoni.
Briga boa aconteceu entre o primeiro e segundo colocados da RGS B. Mesmo com a vitória garantida no tempo corrigido, os tripulantes do Vendaval V não gostaram nada de ver o Zephyrus ultrapassá-los praticamente na linha de chegada, passando na frente com oito segundos de vantagem: “Bateu uma rajada perfeita para o barco deles e não teve jeito de segurá-los. Eu realmente fiquei muito nervoso com a situação, porque o ideal seria a gente vencer também no real”, lamentou Gustavo Pires.
Em seis anos de Regata, esta foi a primeira vez que a cerimônia de premiação saiu dos pavilhões da Marejada – tradicional festa portuguesa de outubro em Santa Catarina – e foi feita no local de chegada dos barcos, na praia do Saco da Fazenda. Além do cardápio com sabor de mar, os velejadores ainda contaram com a animação da Banda Marejada na festa organizada pela Associação Náutica de Itajaí (ANI), parceira do ICSC desde a primeira edição do evento, que ainda contou com a Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano (FCVO) na organização. A 6ª Regata Marejada contou com patrocínios da Itacorda, Tintas International e Rádio Naval Eletrônica, além de apoios da Prefeitura e da Fundação Cultural de Itajaí.
Confira o desempenho dos inscritos na 6ª Regata Marejada, 7ª etapa da Copa Veleiros de Oceano:

ORC Internacional:
1º - Mandinga

ORC-Club:
1º - Super Pimpo

RGS A:
1º - Homo Erectus
2º - 5 los Niños
3º - Rock and Roll
4º - Feitiço
5º - Taura I
Maskote - Desistente

RGS B:
1º - Vendaval V
2º - Zephyrus
3º - Nemo
4º - Açores II
5º - Karkará

RGS C:
1º - Euphoria
2º - Banzai
3º - Jandai

RGS Cruzeiro:
1º - Bom Abrigo
2º - Carino
3º - Blue
4º - Maresia
5º - Trylim
6º - Bulimundu


Fonte: ICSC/JORNALISTA JENI ANDRADE - Crédito imagem: Rafael Medeiros Sperb/Divulgação

sábado, 10 de outubro de 2009

A GENTE SE VÊ AO LONGE - ELES SÃO DA PONTA DAS ALMAS - DO GOKITE - HOJE FIZERAM A IMAGEM DO DIA: SAMY E PULGA...

Parceiros no trabalho, nos velejos e na vida... alegria para nós receber vocês!
Bons Ventos: Samy e Pulga - velejadores e instrutores de kitesurf
Vcê encontra a dupla no: www.gokite.com.br
Me aguardem que lá vou eu!!!

FÉRIAS DO BLOG - PORQUE A ESCOLA APESAR DA CHUVA E DO FRIO TEVE SEUS HERÓIS...

Entrando no contravento - Marcelo Oliveira - um dos heróis do inverno de 2009!
O Marcelo é amigo do Dido - Edson Araújo - nosso primeiro idolo - do Laser. Foi o Dido que sempre nos incentivou a manter a escola com o Laser - a usar as regulagens de regata...é um barco escola com power kit...quem tiver fotos do Dido velejando de Laser - mande para nós!!!
grande Dido!!! ...grande presença...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ESTIVEMOS FORA DO AR - POR ABSOLUTA FALTA DE TEMPO - É TRAAAMPO GALERA - ESTAMOS VOLTANDO COM O BUTTERFLY EFFECT - FAZENDO A VOLTA AO MUNDO....



Em 22 de setembro de 2007 - ajudamos na organização do segundo Butterfly Effect - em Floripa - hoje são mais de 20 - ao redor do mundo - vendo o vídeo me emocionei muito - o que parecia ingenuidade - hoje é uma realidade. O evento é muito maior do que poderiam imaginar quaisquer mentes estreitas - realmente o mundo é de quem ousa sonhar e realizar seus sonhos...
Talvez não consiga, mas estou sempre me preparando para velejar com vocês em um dos eventos - em qualquer lugar...
Saudades Tati e Juju!!!!