domingo, 22 de março de 2009

BRUNINHO SE DESPEDE DE FLORIPA NA COPA VELEIROS - E PARTE PARA TEMPORADA EUROPÉIA


A Copa Veleiros de Monotipos começou neste fim de semana em Florianópolis com 72 velejadores na raia de Jurerê. A primeira etapa da competição, organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha ao longo de todo o ano, colocou dez classes em disputa ontem (sábado) e hoje. O olímpico Bruno Fontes, mais do que acostumado com a Laser Standard, deu um banho na Laser Radial, vencendo quatro das cinco regatas: "Preferi mudar nessa primeira etapa, para aproveitar a oportunidade de correr com excelentes competidores, como o Matheus Dellagnelo e o Henrique Back", justificou Bruno, que deixou os companheiros em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Dellagnelo, campeão brasileiro de Radial, achou muito bom ter o tricampeão da Standard na raia: "A presença do Bruno, além de elevar o nível da competição, torna a disputa muito mais estimulante", defende. Na próxima quinta-feira, Bruno Fontes embarca para quase um mês de disputas na Europa. Outro que está arrumando as malas para uma temporada na Europa é Alex Veeren, que terminou hoje em quarto lugar na Radial.
Luca Mazzaferro venceu na Laser 4.7, mas a expectativa nessa classe girou em torno de Eduardo Beirão, que corria até ano passado na Optimist e começou a enfrentar o novo desafio: "Ainda tenho dificuldade para correr em vento forte, por isso fiquei muito feliz com esse segundo lugar já na estréia", alegrou-se. Os dois dias foram marcados por ventos constantes de nordeste, girando entre 8 e 10 nós, e temperaturas bastante agradáveis para se estar dentro d’água, em torno dos 26 graus. A campeã brasileira de Optimist Veterano de 2008, Amanda Arcari, também estreou na classe 420, terminando em segundo lugar.
Outra atração dessa primeira etapa da Copa foram as novas duplas de Snipe, classe que teve um aumento significativo do ano passado para cá, saltando de dois barcos para sete. "Antes não tinha nem graça competir; agora ficou muito mais interessante", reconhece o vencedor Felipe Linhares, que trouxe da Laser 4.7 o parceiro Diego Montautti: "Fico com ele até o Sul-brasileiro de abril em Buenos Aires; epois volto para o meu lugar", avisa Diego. Roberto Salles também começou agora no Snipe como timoneiro: "É um barco muito difícil, mas conseguimos correr no mesmo embalo das outras duplas".
A primeira etapa da Copa Veleiros de Monotipos levou para a raia 54 barcos das classes Optimist (Estreante e Veterano), Laser (Standard, Radial e 4.7), Snipe, 420, 470, Dingue e Hobie Cat 16. A largada para a primeira das duas regatas de ontem foi ao meio-dia e, para as três de hoje, às 11 horas. Dos cinco resultados, o pior de cada velejador foi descartado para cálculo da pontuação final. A segunda etapa está marcada para 18 e 19 de abril.

Confira as primeiras colocações da primeira etapa da Copa Veleiros de Monotipos:
OPTIMIST ESTREANTE
1º - Rafael Levien Corrêa
2º - Sandro Henrique
3º - Fernando Zomer Alves

OPTIMIST VETERANO
1º - Mario Mazzaferro
2º - Flávio Lopes da Costa Neto
3º - Daniel Platt de Matos
LASER STANDARD
1º - Edmundo Grisard
2º - Estevão Cardoso de Almeida
3º - Moacir Henrique de A. Carqueja
LASER RADIAL
1º - Bruno Fontes
2º - Matheus Dellagnelo
3º - Henrique Back
LASER 4.7
1º - Luca Mazzaferro
2º - Eduardo Beirão
3º - Matheus Sodré Silva
SNIPE
1º - Felipe Linhares/Diego Montautti
2º - Alex Juk/Piero Furlan
3º - Luciano Gubert de Oliveira/Fábio Ramos
420
1º - Lorena Kreuger/Cristina Kreuger
2º - Amanda Arcari/Helena Gondin
DINGUE
1º - Bernardo Durieux/Marilia Fragoso
2º - Lúcio Fonseca de Araújo/Miriam Dreher de Araújo 3º - Dionisio Durieux/Michel Durieux

HOBIE CAT 16
1º - Ricardo Halla/Marcela Mendes
2º - Marcel D'Almeida/Ana Paula D'Almeida
470
1º - André Servaes/Rodolfo Levien Correa 2º - Rodrigo Boabaid/Jeroen Servae

FONTE: ICSC/Divulgação - Jeni Andrade

Nenhum comentário: