terça-feira, 8 de julho de 2008

PARABÉNS LUCA MAZZAFERRO CAMPEÃO EUROPEU DE OPTMIST

Luca Mazzaferro comemora
Foto: Divulgação



Melhor entre os 142 meninos Luca sorri tranqüilo ganhou de ponta a ponta.





Valeu Luca!

O festejado retorno do Brasil ao topo das súmulas de eventos internacionais da classe Optimist, se deve ao catarinense Luca Mazzaferro, do Iate Clube Porto Belo de Santa Catarina, que sagrou-se, neste sábado, Campeão Europeu de 2008, em Riva del Garda, templo da vela européia.

Quando uma criança ganha um título desta importância, é bom lembrar que naquele pequeno barco, além do velejador vencedor, tem uma família...Parabéns Elizabetha e Piero, Mário e Leonardo.
Aí sim Luca! Levou a bandeira na mala e navegou para o abraço!!!!

O Rodrigo Mendonça, do Iate Clube Brasília também mandou bem e terminou em 16º geral entre 142 inscritos e ao vencer de uma das regatas da série. A vitoriosa delegação brasileira contou com o Rodrigo Fasolo, do Veleiros do Sul de Porto Alegre, em 101º e da Cláudia Mazzaferro, do YCSA, em 55º. O brasiliense Cássio Moscariello Rodrigues foi o técnico da delegação.

TEM MAIS AMIGO ARGENTINO NA ÁGUA ALÉM DO JÚLIO ALSOGARAY DA LASER - É O PESSOAL DO TANGO QUE MANDA NOTÍCIAS

Foto: Rolex/Boia1

O MSC Tango ganha em Brasil:
Categoria: ORC CLUBE

A equipe MSC Tango ganhou o primeiro desafio do Campeonato de Vela mais importante da América Latina.

As 9.35 horas do dia de ontem e com um vento aproximado de 10 nós (20 km/hora) largou desde Ilhabela (ilha localizado no litoral norte de São Paulo e sede da competição) rumo à Ilha de Alcatrazes, a frota composta por mais de 150 veleiros para disputar a primeira proba de 55 milhas náuticas (perto de 101 Km).

Depois de onze horas de navegação, a equipe MSC Tango cruzou a linha de chegada fazendo-se credor do primeiro posto da Classificação Geral.
¨Temos que seguir trabalhando duro para manter esta posição já que o nível da competição é muito alto¨ testemunhou o comandante Lucas Ezequiel Vescio...

ENCONTRAMOS MAIS TRÊS ATLETAS DA EQUIPE OLÍMPICA DE VELA - SABE ONDE???


Foto Divulgação: Rolex/Boia1

André Fonseca - Bochecha - Rodrigo Duarte - Leiteiro e Samuel Albrechet, o Samuca - estão na água - é claro!!!! Só que desta vez fazendo parte da tripulação do Mitsubishi. Etâ povo que não fica em terra - mas parece o vento não está ajudando muito... leiam o que conta a divulgação do evento:


O veleiro Mitsubishi Motors/Gol, um JV de 57 pés, foi o fita azul da regata Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, prova de 55 milhas náuticas (cerca de 101 km), entre Ilhabela e a Ilha de Alcatrazes, que abriu neste domingo a 35ª. Rolex Ilhabela Sailing Week, no litoral norte de São Paulo. O barco comandado por Eduardo Souza Ramos completou a distância em 8h40 no tempo real. No corrigido, a vitória ficou com o veleiro Handycam, comandado por Marcos Ferrari.
A flotilha largou às 9h40, com ventos em torno de 10 nós, numa bonita manhã ensolarada em frente ao Yacht Club de Ilhabela (YCI). O Mitsubishi Motors/Gol largou na frente, seguido de Fortuna III, da Armada Argentina, e do Sorsa/Oi. Os ventos aumentaram para cerca de 15 nós depois de deixar o Canal de São Sebastião já em mar aberto. Perto de Alcatrazes, os barcos sofreram com a falta de vento, ficando cerca de duas horas boiando. A cerca de 7 milhas da linha de chegada, o problema voltou a acontecer, com mais 1h30 de espera até pegar o terral e completar a prova.
Com a falta de vento, os velejadores do barco fita azul ficaram 11 horas na água. Com isso, o veleiro Fortuna III manteve o recorde da regata, com o tempo de 6h53min27, obtido em 2005. Competição mais tradicional da América Latina, o evento reúne este ano 190 barcos inscritos, com cerca de 1.600 velejadores, distribuídos nas classes ORC Internacional, ORC Club, Bra-RGS, IRC, Multicasco e HPE25.

A Rolex Ilhabela Sailing Week tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios da Mitsubishi Motors, da Semp-Toshiba, do Bradesco Private, com apoio de Gol, Stella Artois, Marinha do Brasil, Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), Classe BRA-RGS, Classe IRC, Classe HPE25, da Prefeitura Municipal de Ilhabela, da Holt Nautos, da Brancante Seguros, da Rádio Eldorado e do Jornal Ancoradouro.

VELEIRO JAZZ DA COMANDANTE VALERIA PAVANI COMEÇA BEM EM ILHABELA - DA-LHE MULHERADA!!!!

Foto Divulgação: Rolex-Boia1

Para entender melhor este tipo de competição que são de barcos de Oceano: Veja o informe da Comissão Técnica (CT) que irá para a instrunção de Regatas que normalmente é redigida pela CR (Comissão de Regatas )

Categorias: A comissão técnica da Rolex Ilhabela Sailing Week definiu as faixas de ratings que definem as categorias das classes ORC Internacional e ORC Club, as duas principais classes da competição. Elas serão subdivididas em cinco categorias. A ORC Internacional será dividida em ORCi 500 e ORCi600 e não terá uma classificação geral. Já a ORC Club será dividida em ORC Club 600, ORC Club 670 e ORC Club 700. As duas primeiras disputam ainda, em conjunto, uma classificação geral acumulada.

Com apenas o técnico e tático Ralf Brüder como homem na tripulação, o Jazz, um Malbec 360, terá uma formação predominantemente feminina, comandada por Valéria Ravani Soares, na disputa da 35ª. Rolex Ilhabela Sailing Week, de 6 a 12 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte de São Paulo.

O desafio da tripulação não será fácil. Além de enfrentar veleiros com homens experientes no mar, muito mais fortes fisicamente, as integrantes terão pouquíssimo tempo de treinamento.
A comandante admite que as dificuldades serão grandes. “É certamente um grande desafio, mas como o barco tem uma boa medição preferimos correr na ORC Internacional. Não buscamos resultados, buscamos o desafio. Quem sabe em um futuro os resultados venham”, lembrou a Valéria, que está à frente desta tripulação há cinco anos.

Pos Numeral Barco Propiet. Class Hora Chegada Tempo Real Tempo Cor. Obs Pontos
1 BRA2168 VENTANEIRO RENATO CUNHA C 1 19:23:30 09:48:30 00:00:00 1.00
2 BRA2022 ARGOS JAIME CUPERTINO R 1 20:24:12 10:49:12 00:01:40 2.00
3 ARG4701 PATAGONIA 3 NORBERTO ALVAREZ C 1 19:48:32 10:13:32 00:02:28 3.00
4 BRA2121 WIKI WIKI GERALDO FELIX LOWBEER C 1 19:30:15 09:55:15 00:05:08 4.00
5 BRA2146 MARLIM ESCOLA NAVAL C 1 19:30:30 09:55:30 00:06:41 5.00
6 BRA2148 TRIKSU JOSE ALBERTOBARRETI C 1 19:38:59 10:03:59 00:10:19 6.00
7 BRA 2344 JAZZ VALERIA RAVANI C 1 20:20:06 10:45:06 00:21:52 7.00
8 BRA2306 BIJUPIRA ESCOLA NAVAL C 1 19:57:59 10:22:59 00:26:09 8.00
9 BRA2289 DOURADO ESCOLA NAVAL C 1 20:02:43 10:27:43 00:32:04 9.00
10 BRA2279 MANDINGA ROGERIO CAPELLA R 1 21:49:42 12:14:42 00:37:05 10.00
11 BRA2151 BATUQUE JORGE BARROS PRESIDIO C 1 20:17:12 10:42:12 00: 41:09 11.00
12 BRA2160 ZEUS INACIO VANDRESSEN C 1 20:28:23 10:53:23 00:46:28 12.00
13 BRA2341 ORSON CARLOS EDUARDO E SILVA C 1 20:52:30 11:17:30 00:48:07 13.00
14 BRA2152 ABSOLUTO RENATO GAMA MONTEIRO C 1 20:28:56 10:53:56 00:50:05 14.00
A Rolex Ilhabela Sailing Week tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios da Mitsubishi Motors, da Semp-Toshiba, do Bradesco Private, com apoio de Gol, Stella Artois, Marinha do Brasil, Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), Classe BRA-RGS, Classe IRC, Classe HPE25, da Prefeitura Municipal de Ilhabela, da Holt Nautos, da Brancante Seguros, da Rádio Eldorado e do Jornal Ancoradouro.


domingo, 6 de julho de 2008

NÃO FAÇA PARTE DA MINORIA EQUIVOCADA - RESPEITE AS NORMAS - RESPEITE OS 200 METROS!!!! PELA VOLTA DA SINALIZAÇÃO DOS 200 METROS

Se liga!! 200 metros??
Aproveita o vento e curte seu
velejo em segurança...







Olha a placa da Capitania!! 200 metros??? Nada!!! Nem 20m da margem...


Este espaço está aberto a qualquer pessoa que queira defender que o velejo de kite nas margens das Rendeiras é seguro para o velejador e a população...
>

INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA - REGRAS CLARAS E SE PODE TREINAR JUNTO - TROCAR INFORMAÇÕES E COMPETIR DEPOIS - É O ESPÍRITO OLÍMPICO...

Bruninho treina forte no Rio de Janeiro, os treinos acontecerão entre os dias 2 a 14 de julho na Baia de Guanabara tendo como base o Iate Clube do Rio de Janeiro. Os velejadores vêem de cinco países com o destaque para o vice-campeão mundial o argentino Julio Alsogaray, o espanhol Javier Hernandez 3º do mundo, o uruguaio Alejandro Foglia, o venezuelano Jose Miguel e o guatemalteco Juani Maegli. Bruninho conta para nós: "O treinamento que acontecerá no Rio de Janeiro será o meu último teste antes da tão sonhada Olimpíadas. Serão duas semanas intensas num local muito parecido com as condições que enfrentaremos na China com muita correnteza, maré e vento fraco. Além de contar com alguns dos principais adversários que terei na China e assim realizar os acertos finais”. Bruninho tem o patrocínio da Unimed, Cimed, Eletrosul e da Brasil Telecom.

Manda ver Bruninho!!! Bom saber que esportes que tem regras claras - facilitam a integração e abrem caminhos para grandes amizades - com as que você tem - bonito exemplo a ser seguido...

MULHERADA DO MATCH RACE COMEÇA A ARRUMAR AS MALAS - TEMPORADA DE REGATAS INICIA NA EUROPA - BONS VENTOS!!!!


Patrícia Raulino avisa: Estou indo pra Portugal na próxima quarta a convite e da equipe portuguesa que corri o Match Race Brasil este ano. Vamos participar de uma regata importante na região de Algarves.... O percurso começa dia 12 em Lagos, Sul de Portugal, e termina em Palos , na Espanha.
Vai lá Patrícia que a gente fica aqui torcendo por você!!!! Vamos contar tdo que vai acontecer neste percurso - mulher no leme e a gente fica de olho!!!!
Vela feminina do Brasil nossa melhor vibração...e a Fernanda e a Isabel - do 470? Vamos procurar saber e informar - são a nossa primeira medalha olímpica - já estamos preparando as faixas, confetes, serpentinas e segurando a emoção...

sábado, 5 de julho de 2008

A VIF PREPARA NOVIDADES NA LINHA FEMININA AGUARDE É A ONDA FLOR!!!!!!!!

VIF por que tem vento... www.planetavif.com.br

JULIANA FARIAS E EYAL SHELEF - DEUS E O VENTO OS UNIU E NÓS AQUI NA TORCIDA POR ESTE AMOR TÃO BONITO E CERCADO DE AMIGOS SEMPRE...ALOHA!!!!!

Ps.: Visitem o site e o blog da JUJU
www.windmanas.com

sexta-feira, 4 de julho de 2008

FALANDO EM CAIAQUE...IMAGENS EXCLUSIVAS E RARAS...



Fred faz dupla com a Mona - mas se alguém dúvida...ele treina solitário...

A EQUIPE NAROBADA VOLTA A COMPETIR E QUEM SAI GANHANDO??? A LAGOA QUE RECEBE OS COLORIDOS CAIAQUES DE COMPETIÇÃO...


Dê e Neliana mandando ver na Lagoa de águas geladas... Aí mulherada!!





OLHA QUE MANEIRO!!!! APROVEITE A OPORTUNIDADE: CURSO DE INSTRUTOR DE VELA

A Marthinha faz parte de uma escola de Vela que se chama Europa - um barco muito técnico para uma tripulante que fazia parte das Classes Olímpicas até 2004, em Atenas. Ela é uma formadora de talentos com endereço em Porto Alegre - agora, nesta iniciativa da Confederação Brasileira de Vela a Bahia vai ter a oportunidade de se beneficiar da experiência da Martha Rocha - Não perca!!!!

terça-feira, 24 de junho de 2008

UM MOMENTO PARA REFLEXÃO...



quinta-feira, 19 de junho de 2008

POR QUE 200M E POR QUE UM ESPORTE PODE SE TORNAR PERIGOSO

O Kitesurf é até agora, o esporte, em que a "vela" fica longe do velejador. Das marcas mais conhecidas "a linha" ou o cabo do kite tem 25m até 30m - podendo o velejador aumentar o tamanho da linha - isto significa - a "vela" está a + ou - 30 metros do velejador. O Cabo ou a "linha" do kite foi desenvolvido pela Nasa - para não se partir - e qdo tensionado - ele corta feito navalha...se uma linha de sapateiro corta um dedo...imagina o estrago de uma linha desta, na mão, dedos, quem sabe um pescoço hein?

Todo equipamento de kite tem agora - 3 ou 4 sistemas para proteger a vida do velejador - ele pode se ejetar do kite, em caso de perigo - o que protege a segurança do sujeito que está no comando - isto é, qdo ele consegue raciocinar(quanto mais inexperiente maior o risco de se apavorar e não pensar) e acionar os sistemas de segurança - são vários os acidentes em que o velejador não conseguiu se ejetar - não sabemos se por falha humana ou do equipamento. Quanto maior a velocidade do vento - mais o kite vai ganhar velocidade...

Nenhum fabricante - vai prever - o que vai acontecer se um kite sair desgovernado por uma avenida ou pela praia...dpois de ejetado do velejador - o vento não vai parar por que aconteceu um problema...

Não existe um cálculo preciso, divulgado pelo fabricante, de qto espaço é necessário para o kite a partir de acionado o sistema de segurança - ele parar - julga-se 200m podem ser suficiente.

Vamos pedir um cálculo para o Dpt° de Física da UFSC sobre está questão - as fórmulas existem.

Temos ainda: Como todo velejador sabe:
- o vento é uma variável a ser considerada - ele não chega sempre na mesma intensidade - uma rajada pode chegar a 10 nós ou mais... a não ser em paraísos - daí ele chega constante...
- o vento raramente chega em uma mesma direção - ele ronda( se desloca ) - em 1 hora - se ele não firmar - ele pode ficar rondando em até 180°.

Temos o VELEJADOR:

- quem freqüenta as Rendeiras - é normalmente um iniciante ou estrangeiros atraídos pelo aluguel dos kites - pessoas sem condições de ir para o mar - onde é muito mais power de velejar...

- quem aprende a velejar de kite? Qualquer pessoa - não é um Optmist que cresceu e vai mudar de classe - são pessoas sem conhecimento algum de vento - de regras de passagem...de nada...achou bonito, tem dinheiro...

- os cursos são normalmente oferecidos em blocos de 4 horas e os mais caros - em média R$ 150,00 a hora - o que acontece? - o sujeito aprende de qualquer jeito ( acha que investir em aula não é necessário ) - compra o equipamento e vai treinar sozinho... os mais afoitos vem para onde? As Rendeiras

Continuamos amanhã...

Um Bom Dia!!!!

Este espaço está aberto a qualquer pessoa que acredite e defenda que é seguro velejar na Avenida das Rendeiras.


quarta-feira, 18 de junho de 2008

TERCEIRO INSTRUTOR ANÔNIMO NAS RENDEIRAS - AGORA É INVERNO...E O QUE JÁ ACONTECEU EM MTO VERÕES??? ALGUMA SUGESTÃO PARA CONTROLAR A SITUAÇÃO????















































EXAGERO???? OU UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA???? ISTO TUDO É NORMAL...E AI DE QUEM ACHAR RUIM...PELA SINALIZAÇÃO DOS 200M










200M SERIA MUITO? NÃO SEI...VAMOS ANALISAR JUNTOS

Onde está o Kite? Voando na grama? Você tem certeza que ele está controle do equipamento? Veja na próxima nota... Veja um outro kite lá no fundo - Sabe o que está acontecendo? Aula de kite - e pelo que deu para notar ministrado por alguém sem nenhum preparo - será que o velejador foi orientado sobre as regras de segurança do kite? Se foi - amigo se liga...tua vida não tem preço e a dos outros tbém não....

CAMPANHA PELA VOLTA DA SINALIZAÇÃO DOS 200M - CONFORME ESTABELECIDO NORMAN DA CAPITANIA - KITE 3


Olha que imagem bonita - linda mesmo - se não fosse .... que perigo hein????
Um kite - navegando nas margens da Lagoa - árvores, fios de alta tensão - não passavam carros no momento - uma pena seria exemplar do conjunto da obra daquilo que acontece - em qualquer estação - com banhista, sem banhista... veja nas próximas notas o que vai acontecer....

segunda-feira, 16 de junho de 2008

NESTE MOMENTO SE DISCUTE O GERENCIAMENTO COSTEIRO DE SANTA CATARINA - VAMOS CONTRIBUIR!!!!!!! - KITE 2 - CAMPANHA PELA VOLTA DA SINALIZAÇÃO 200M


Se liga!!! Cuide da sua segurança.
Veleje em lugares seguros....





























Para quem não conhece - a Lagoa da Conceição - uma das suas margens fica grudada a Av. das Rendeiras - local de intenso trafego de veículos - no verão e finais de semana. Quem veleja nas margens da Av. Rendeiras? Na grande maioria iniciantes, pessoas que acabaram de fazer o curso de 4 a 8 horas e que compraram seu equipamento e querem treinar a 200 metro no máximo - de carros, pessoas e inclusive dos fios de alta tensão...nas fotos o kite escapou - parou na árvore - ainda bem - quem está ao lado kite - crianças... amanhã tem mais...
Existem locais - onde a maioria - treina - que é do outro lado da Lagoa - ou na Ponta das Almas locais adequados a pratica segura do esporte.
A Associação Brasileira de Kitesurf - ABK é filiada a Federação Brasileira de Vela, vamos conhecer o que ela recomenda aos velejadores:

Regras de Segurança recomendadas pela ABK
Todos os principiantes devem fazer aulas com instrutores profissionais.
Os kitesurfers devem dar preferência a todos os outros usuários da praia.
Kitesurfers cedem a vez a todos os outros navegadores.
Pouso e decolagem com auxilio é recomendado.
Todos os kitesurfers devem usar leash de segurança.
Enquanto você estiver montando sua pipa preste atenção aos kitesurfers que estiverem chegando, e caso precisem ajude-os a pousar.
Os principiantes devem fazer “body drag” duas vezes o comprimento das linhas para longe da areia antes de tentar ficar em pé.
Não deixe sua pipa de bobeira na areia, se precisar faze-lo tenha certeza que ela esta escorada com areia suficiente para não voar no caso de o vento aumentar.
QUANDO DECOLAR:
Monte sua pipa e estique suas linhas de maneira a não enrolar com outros que se preparam para decolar.
Conecte o leash de segurança da pipa antes de decola-la (NÃO CONECTE O LEASH DA PRANCHA até a pipa estar na posição neutra).
Tenha certeza que não existe nenhuma pipa, pessoas ou obstáculos a sotavento antes de decolar.
Decole sua pipa sem areia (Isso é uma cortesia com outros usuários).
Decole sua pipa somente nas áreas marcadas.
Traga sua pipa para o neutro vagarosamente.
Conecte o leash da prancha (caso o use) e não esqueça do seu capacete.
Vá para o fundo devagar e controladamente
Principiantes devem fazer “body drag” pelo menos 50 metros para fora antes de tentar ficar de pé
De maneira nenhuma pule da areia direto pra água.
NA ÁGUA:
Quem vai para bombordo tem a preferência. (Para ajudar a entender essa regra: kite à sua esquerda (bombordo) ou a mão direita na frente tem a preferência e direito de passagem. Mas mesmo quem tem a preferência deve facilitar a passagem mantendo o seu kite um pouco mais baixo para quem não tem a preferência poder levantar seu kite sem perder totalmente a potência).
Quem está em situação de dificuldades tem a preferência. Isso é quem perdeu a prancha, quem esta em dificuldades com seu kite, quem está em perigo e outras situações de emergência.
Quem saltar perde a preferência e deve cuidar para não cair sobre ninguém, mesmo que quem estaja a sotavento de você mude de direção.
Os kitesurfers que forem pousar devem ceder a vez aos que forem decolar.
Pule ou dê o jibe pelo menos 50 metros fora da arrebentação.
Dê a preferência a todos os outros navegadores.
Quem esta a sotavento (abaixo em relação ao vento) tem a preferência de quem está a barlavento. Quem esta a barlavento tem total visão de quem esta abaixo em relação ao vento.
Não se aproxime da areia mais de 100 metros a não ser quando em pouso ou decolagem. E quando for se aproximar da praia o faça sempre em baixa velocidade e com toda a atenção.

REGRAS FINAIS:
ESSA LISTA DE SEGURANÇA ESTA ABERTA A QUALQUER COLABORAÇÃO, A QUAL DESDE JÁ É BEM VINDA.
ESSA LISTA NÃO É COMPLETA NEM FINALIZADA. ACREDITAMOS QUE NUNCA VAI EXISTIR UMA LISTA COMPLETA DE SEGURANÇA DE KITESURF QUE NÃO CONTE COM O BOM SENSO E CAMARADAGEM DE TODOS.
AS ATIDUDES CORRETAS ALIADA A COBRANÇA PARA OS QUE OS KITESURFISTAS ARROGANTES E NÃO CUIDADOSOS SE MANQUEM, É QUE FAZ O KITESURF SER UM ESPORTE REALMENTE ESPECIAL.
AGRADECIMENTOS:
A ABK agradece a todos que contribuíram com essa lista no passar dos anos.
E a ABK se orgulha de ser associação dos esportistas mais espetaculares e radicais do mar. Pensem nisso: O kitesurf é o esporte náutico que mais cresce no mundo e desperta paixão e admiração a todos que nos vêem voar nos mares.
Leiam as Regras Finais é a ABK que nos pede humildade - o Kitesurfe é um esporte muito novo e pode vir a ser a melhor opção de lazer na água - agora vamos construir um esporte que tenha regras claras - definidas e ninguém precise se estressar pedindo educação... Este espaço está aberto a todas as pessoas que quiserem defender que velejar nas Rendeiras é seguro, isto é democracia...
Uma boa semana!!!
Bons Ventos!!!!


domingo, 15 de junho de 2008

AÍ VELEJADOR DE KITE! VAMOS PUBLICAR UMA SÉRIE DE NOTAS SOBRE O ESPORTE: AJUDE A PRESERVAR A PRATICA DO KITE NO LUGAR MAIS BONITO DO MUNDO: A LAGOA...




Instrutor de Kite com certificado IKO - segundo ele - defende o ensino do kite nas margens da Lagoa - imagens da semana passada no último nordeste. Ao lado placa da Capitania em frente ao estacionamento do Barracuda (placa certa no lugar errado ) local de difícil leitura, pois pouco freqüentado pelos velejadores...



















Ontem à noite fiquei sabendo...um kitesurfista se perdeu no horário e ficou na Lagoa, boiando à noite...devia ser iniciante...devia estar no maior terror...os amigos que estavam em terra buscavam ajuda sem sucesso... eu não estava...fazem 5 anos que buscamos uma solução para o velejo de kite nas Rendeiras...
isto mesmo, em plena Avenida das Rendeiras...os velejadores ficam tão próximos da margem que os kites invadem a Avenida - linda imagem...lindíssima...mas que perigo hein?????
Ontem uma menina... por certo linda - como lindas são todas as minhas amigas que velejam de kite, e que admiro muiiiito ( sou fã de carteirinha da Carol Homsi - da Bruna Kajiya ) - treinando salto - aqui na margem -
freestyle é o que pode ser mais bonito...qdo praticado no lugar certo... vi ela loira...pequena...o rabo de cavalo voando - numa imagem poética prá caramba - e caindo e caindo e que perigo hein??????
Nas fotos acima - um velejador que diz ter certificado IKO - dando aula - nas margens da Lagoa - o Cristian ( nosso instrutor ) foi conversar com ele - era proibido dar aula ali...etc ele disse que tinha a certificação IKO - e perguntou se o Cristian conhecia o Nordeste que lá era assim mesmo se dava aula em qualquer lugar e pronto...mas foi educado saiu...foi o segundo - porque eu já havia orientado um outro que teimava em dar aula ali...no nordeste da semana passada...
No outro lado da Lagoa é lindo também - tem acesso também...por quê nas Rendeiras????...
Este é nosso primeiro informe - amanhã continuaremos - estamos com isto abrindo uma discussão pública - nada escondido...uma solução simples...creio: INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO
Nós buscamos uma solução - queremos que todo mundo possa velejar na paz e em segurança...
e com isto uma proposta para a FECAKITE, e a CAPITANIA DOS PORTOS - CAMPANHA: Vamos recuperar a sinalização dos 200m!!!!! - para ficar bem claro onde se pode velejar... se cada empresa pagar uma bóia - teremos a sinalização recuperada... e negociamos com a Capitania a colocação...
Este espaço é aberto a todos que quiserem defender - que velejar nas margens da Lagoa é seguro... isto se chama democracia...
Bom domingo!!!


sábado, 14 de junho de 2008

domingo, 8 de junho de 2008

quinta-feira, 5 de junho de 2008

RECEBEMOS UM AVISO DE REGATA - DO CAMPEONATO CARIOCA DA CLASSE STANDARD E 4.7...CONTINUA NOSSO TREINO PARA ENTENDER AS REGATAS DA OLIMPÍADAS



No dia 31 de maio iniciamos a comentar como funciona uma regata - quais são os procedimentos e a importância do Aviso de Regatas - que dependendo do Campeonato podem ter o primeiro, segundo, terceiro aviso - qtos forem julgados necessários pela Organização do Campeonato ou Autoridade Organizadora - geralmente o clube onde irão acontecer as regatas.

Dpois comentamos como se organiza a regata na água. Aqui outro vídeo - observe o estampido é o tiro de 1 minuto - os barcos se posicionando para largar e em seguida o tiro da largada propriamente dita - em seguida, outro tiro - dos escapados - e na imagem, os barcos largando escapados - nota-se que 1 deles voltou para largar novamente, e o outro o barco da CR - COMISSÃO DE REGATAS - foi encontrar na primeira bóia - e mostra para o velejador a bandeira XRAY - que já comentamos que é uma cruz azul - naquela altura do campeonato - regata perdida... a cara de desolado do velejador...rs,rs,rs

Agora quem tiver oportunidade - compareça ao CARIOCA STANDARD e 4.7. Uma oportunidade e tanto para treinar "o olhar" - e assistir as regatasda Olimpíada. Aqui no vídeo - a regata é a MEDAL RACE - só competem os 10 primeiros colocados - e os pontos valem em dobro. A Classe é a Finn e o nosso representante é o Eduardo Couto - o Magriça - que tbém deve estar indo para a China treinar - será??? Manda notícias "ô Magriça"!!!!


XXXIV CAMPEONATO CARIOCA DA CLASSE STANDARD


XII CAMPEONATO CARIOCA CLASSE 4.7



19,20,26 e 27 de julho de 2008



Autoridade Organizadora:

BÚZIOS VELA CLUBE

www.buziosvelaclube.com.br



AVISO DE REGATA


1. REGRAS: A regata será governada pelas regras, tais como enumeradas nas Definições das Regras de Regata a Vela.


2. ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÕES:

2.1 A Regata será aberta a todos os barcos das classes Laser (Std., e 4.7), velejadores em dia com a ABCL e com as respectivas Federações Estaduais para o ano de 2008.

2.2 Os barcos elegíveis deverão se inscrever na Secretaria do Evento até as 12h do dia 19 de julho de 2008.


3. TAXAS: Será cobrada uma taxa de R$ 80,00 (Oitenta reais) por velejador e técnico.

A partir de 12 de julho a entrada e freqüência de velejadores no Clube estarão liberadas para os velejadores que pretendam treinar para o Campeonato. Porém, é fundamental a comunicação prévia ao Clube, através do e-mail: buzios.vela.clube@terra.com.br.


4. PROGRAMAÇÃO:

Registro e Reunião de Comandantes:

Sábado, 19/07

Registro 9h às 12h

Reunião de Comandantes 11 h

4.2 Dias de Competição:

Sábado, 19/07 Regatas

Domingo, 20/07 Regatas

Sábado, 26/07 Regatas

Domingo, 27/07 Regatas

4.3 Número de regatas programadas:

Regatas Regatas por dia:

8 regatas 3 regatas.

4.4 O horário programado para o sinal de atenção da primeira regata de cada dia é às 13h.

4.5 Não será dada nenhuma partida após as 16h, no Domingo dia 27/07/2008



5. INSTRUÇÕES DE REGATA: Estarão disponíveis na Secretaria do Evento, por ocasião da abertura das inscrições.



6. LOCAL: A área de regata será em frente à Praia de manguinhos



7. PONTUAÇÂO:

7.1 É requerido que 4 (quatro) regatas devem ser completadas para que se constitua a série.

7.2 a) Quando menos de 5 (cinco) regatas tiverem sido completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações de cada regata.

b) Quando 5 (cinco) ou mais regatas tiverem sido completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações de cada regata, excluindo-se seu pior resultado.



8. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 4, Decisão de Competir. A autoridade organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte relacionados diretamente com a série de regatas, seus antecedentes, durante ou depois de completada.



9. HOSPEDAGEM: Haverá alojamento, coletivo, masculino, na sede do Búzios Vela Clube. Será cobrada diária de R$ 20,00 por Velejador. As reservas devem ser feitas até 10/07/2008 e conter o nome do velejador, clube de origem e data prevista para chegada. É necessário trazer roupas de cama. Obs.: vagas limitadas.



var pageTracker = _gat._getTracker("UA-3265302-1");

quarta-feira, 4 de junho de 2008

QUE A INFLUÊNCIA DA LUA NAS MARÉS SEJA FAVORÁVEL - QUINGDAO É O SONHO QUE SE REALIZA - QUE SEJA SÓ ALEGRIA E BONS VENTOS PARA OS BRASILEIROS!!!!



Não deu para desarrumar as malas. Recém chegado da Holanda, Bruninho já fecha as malas para desta vez ir treinar no local da competição olímpica.




“Esta época será muito requisitada e devo encontrar outros competidores por lá devido à posição da lua que será a mesma da época da prova”, conta Bruninho, que competirá em Quingdao, a 400 quilômetros da sede olímpica de Pequim. O embarque está marcado para esta quinta-feira (5/6) para a temporada de treinos e retorno previsto para o dia 21 de junho.
Acompanhado do Thomas Scheidt - treinador e com mais um patrocinador a DIMED que se juntou a Unimed/Eletrosul/Brasil Telecom - Bruninho é só alegria...estamos na torcida!!!!!!

domingo, 1 de junho de 2008

ENQUANTO ISTO NA LAGOA - TREINO DE BARLASOTA


Eduardo Grotti - aproveita o final de semana para treinar - ele já tem seu Laser - mas resolveu - treinar conosco - o Planeta Água agradece a companhia!!!

COMEÇA O FRIO - TUDO SE RESOLVE - CAMISA DE NEOPRENE 2MM - NEOPRENE IMPERMEÁVEL NO PEITO E COSTAS


Visite nosso site: www.planetavif.com.br

LARGADA!!!! NÃO EXISTE LUGAR MARCADO - O NEGÓCIO É SABER AS REGRAS!!!!

Navegar é uma das atividades mais antigas da civilização. Mas, por esporte, a vela só começou a ser praticada por volta do século XVII, na Holanda. As competições acontecem em raias delimitadas por bóias e têm dois formatos básicos: a fleet race, em que competem todos contra todos; e a match race, em que dois barcos competem por vez.

Hoje vamos - comentar uma largada de regata!!

A Largada começa 10 minutos antes da partida - não existem um lugar pré-determinado - uma "pole" - os barcos negociam seu espaço - dentro de regras pré-estabelecidas - vamos aos poucos...

1. Linha imaginária - entre o barco da COMISSÃO DE REGATAS e uma BÓIA indica o lugar da partida - os barcos se alinham atrás desta linha...

2. A COMISSÃO DE REGATAS, se comunica com o velejador, através de SINAIS SONOROS(TIRO) E VISUAIS (BANDEIRAS) - tdo já estava estabelecido na Instrução de Regata...quer competir leia a instrução - quer só participar - não precisa ler - mas tbém não reclame de nada...

CONTAGEM REGRESSIVA

10 MINUTOS ANTES DO INÍCIO SOBE A BANDEIRA BRANCA COM UM SINAL SONORO

06 MINUTOS DESCE A BANDEIRA BRANCA

05 MINUTOS SOBE A BANDEIRA DA CLASSE OU AZUL COM UM SINAL SONORO - neste momento começam a vigorar as Regras de Regata

01 MINUTO - DESCE A BANDEIRA AZUL -FALTAM 60 SEGUNDOS PARA A PARTIDA

00 MINUTO - PARTIDA -SOBE A BANDEIRA VERMELHA - COM UM SINAL SONORO.

Um barco esta partindo no instante em que qualquer parte do casco, aparelho, equipamento ou até mesmo alguém da tripulação estiver ultrapassando a linha imaginária.

Uma infração de qualquer barco - pode significar - qua a CR invalide a regata do velejador - largou escapado- OCS - ou ele pode ser sinalizado- BANDEIRA BRANCA COM UMA CRUZ AZUL - BANDEIRA + SINAL SONORO - voltar contornando a bóia e largar novamente - VALIDANDO a regata.

Diz a lenda - que velejador que não arrisca largar escapado - não ganha regata - às vezes o velejador se empolga, acha que a CR não viu e corre - na volta não recebe o apito de chegada? Mau sinal....hehehehehehe

Ufaaaaaaa!!!!! Não é fácil!!!!!!

No vídeo tem bem + que a largada...vale prestar atenção...

Em Atenas-2004, os velejadores: Robert Scheidt, na Laser e a dupla Torben Grael/Marcelo Ferreira, na Star, conquistaram 2 medalhas de ouro - com isto, nosso retrospecto de medalhas de ouro - é o melhor entre todos os esportes - 6 medalhas. Neste ano, acontece uma renovação na Vela e, é uma incógnita o que vai acontecer...vamos torcer!!!

Bons Ventos!!!!!