Os 123 velejadores inscritos no 32o Sul-brasileiro e Seletiva de Optimist esperaram por duas horas para que o vento entrasse na raia de Jurerê, em Florianópolis. A largada para a primeira e única regata do dia – três estavam programadas para os veteranos e duas para os estreantes – aconteceu perto das 15 horas, ainda assim com um tímido vento soprando de leste próximo dos 5 nós. Em seguida veio uma chuva constante, que parou de cair em torno das 16 horas, quando o vento morreu de vez, forçando o fim dos trabalhos do dia.
Como o número de competidores passou dos 80, foi preciso dividi-los em duas baterias: “É a primeira vez que corro uma competição aqui e foi muito bom começar vencendo, mesmo com pouco vento”, comemora Leonardo Lombardi, de Niterói, ganhador da primeira bateria. “Preferia que tivesse vento e que as três regatas tivessem acontecido; mesmo assim, com o primeiro lugar de hoje, entro mais confiante na água amanhã”, fala o paulista Gabriel Estrodt, que liderou a segunda bateria de ponta a ponta.
O feriado contribuiu para que um bom público acompanhasse a entrada dos velejadores no mar, do trapiche da sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), organizador do evento. São 35 atletas do Rio de Janeiro, 22 gaúchos, 21 catarinenses, 19 paulistas, 12 brasilienses, seis baianos, cinco paranaenses e três pernambucanos.
Lars Grael veio do Distrito Federal com a esposa Renata para acompanhar de perto o desempenho dos filhos Nicholas e Sofia: “Estou aqui de férias, mas me pegaram para treinar a turma de Brasília enquanto os treinadores oficiais não chegavam”, disse Lars, função que desempenhou com todo o prazer, da mesma forma que hasteou a bandeira da Federação de Vela do Estado de Santa Catarina (Fevesc) na solenidade de abertura, no fim da manhã desta quarta-feira.
Os velejadores estão de olho nas 21 vagas para três competições internacionais. Os cinco primeiros colocados garantem participação no Mundial da Malásia (28 de dezembro a 8 de janeiro), outros quatro no Europeu da Polônia (2 a 10 de julho), sendo três vagas masculinas e uma feminina, e 12 no Norte-Americano do Canadá (26 de junho a 4 de julho), com nove para meninos e três para meninas.
Por enquanto, o campeão brasileiro, o paulista Martin Lowy, segura a primeira vaga, com Leonardo Lombardi em segundo, Claudia Mazzaferro em terceiro e Gabriel Elstrodt em quarto, ambos de São Paulo. O pernambucano Rafael Monteiro aparece na quinta colocação.
Para o Sul-brasileiro, a categoria Veterano põe em disputa velejadores das subcategorias Juvenil, Infantil e Mirim, tanto no Masculino como no Feminino. Já a categoria Estreante acabou desfalcada, com apenas seis competidores, sendo cinco gaúchos e uma carioca na raia. O evento conta com apoios da Marinha do Brasil, VIF, Ocean Blue e NOB e pode ser acompanhado online em www.feneb.blogspot.com.
Confira os dez primeiros colocados de cada bateria (ainda sujeito à alteração pela Comissão de Regata)
1ª bateria:
1º - Leonardo Lombardi (CNC/RJ)
2º - Julia Correia (CNC/RJ)
3º - Rodrigo Luz (ICRJ/RJ)
4º - Nicholas Grael (ICB/DF)
5º - Elizeu Silva (ICLI/PR)
6º - Martin Lowy (YCSA/SP)
7º - Juliana Duque (YCB/BA)
8º - Luis Abreu (CNC/RJ)
9º - Luís Mergel (CDJ/RS)
10º - Flávio Lopes da Costa Neto (ICSC/SC)
2ª bateria:
1º - Gabriel Elstrodt (YCSA/SP)
2º - Andrei Kneipp (CDJ/RS)
3º - Phillipp Rump (CDJ/RS)
4º - Victor Gonzalez Gil (YCSA/SP)
5º - Rafael Monteiro (CICP/PE)
6º - Nícolas Garcia (YCSA/SP)
7º - Kim Vidal (YCB/BA)
8º - Eric Belda (CCSP/SP)
9º - Paola Berenhauser (ICSC/SC)
10º - Victor Krauss (ICRJ/RJ)
Confira os dez primeiros nomes da Seletiva (sujeito à alteração pela Comissão de Regata):
1º - Martin Lowy (YCSA/SP)
2º - Leonardo Lombardi (CNC/RJ)
3º - Claudia Mazzaferro (YCSA/SP)
4º - Gabriel Elstrodt (YCSA/SP)
5º - Rafael Monteiro (CICP/PE)
6º - Mario Mazzaferro (ICPB/SC)
7º - Felipe Rondina (ICB/DF)
8º - Breno Abdulklech (ICRJ/RJ)
9º - Juliana Duque (YCB/BA)
10º - Eric Belda (CCSP/SP)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário