A Regata Cidade de Florianópolis, um dos eventos de comemoração dos 284 anos do município, deve reunir perto de 25 veleiros na Baía Norte. A largada está prevista para as 12 horas de terça-feira, 23 de março, dia do aniversário da cidade, das proximidades do trapiche da Avenida Beira-mar Norte. Os primeiros colocados das classes ORC Internacional, BRA-RGS A, B e C receberão premiação em dinheiro, mais reprodução de um quadro de um dos mais importantes artistas plásticos do período do Império, Victor Meirelles, nascido em 1832 na antiga Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis.
Como a Avenida Beira-mar Norte estará fechada no trecho do trapiche, o público poderá assistir a um belo espetáculo, já que a raia será montada próxima à orla. O percurso terá cerca de 15 milhas (27 quilômetros) e será triangular ou em forma de trapézio, dependendo do vento que soprar no dia. Através do serviço de som, o velejador e técnico Marcelo “Gusmão” Reitz manterá os expectadores informados sobre os acontecimentos na raia.
“A cidade merece esse presente de volta”, afirma o velejador Edmar Nunes Pires, que venceu na classe Snipe a última edição da regata, em 1976, quando Florianópolis completava 250 anos: “Nunca vou esquecer aquela competição, porque perdi um relógio quando passava embaixo da Ponte Hercílio Luz”, relembra. Agora, aos 63 anos, ele estará terça-feira no comando do seu veleiro, o Vendaval V.
“Esperamos que essa seja a primeira de uma série”, deseja o diretor de Vela de Oceano do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), Tarcísio Mattos, que recebeu da prefeitura o convite para o clube organizar a competição. “É um grande prazer ter o poder público se aproximando de novo da vela, inclusive tomando a iniciativa de lançar um evento como esse”. O superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Ivo José de Oliveira, o Badeco, está vibrando muito com a retomada da regata: “Acredito que ela tenha voltado para ficar no calendário das comemorações”.
Os barcos mais velozes deverão completar a prova em duas horas e a premiação será em torno das 16 horas, na sede central do ICSC, no Bairro Prainha, onde o prefeito Dário Berger estará às 17h30 assinando a ordem de serviço para início das obras do trapiche da Avenida Beira-mar Norte. A Regata Cidade de Florianópolis conta com patrocínios do Banco Santander e da Clínica Jane, e recebe apoios da Schaefer Yachts e Videolocadora Sofá e Pipoca.
FONTE/IMAGEM: DIVULGAÇÃO ICSC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário